Dicas caseiras para retirar mancha de mofo

Dicas caseiras para retirar mancha de mofo

O mofo é um tipo de fungo que pode existir em diferentes tipos. Cresce em filos e se desenvolve em matéria orgânica. A reprodução é feita por esporos e, ao contrário do que muita gente pensa, mofo e bolor não são a mesma coisa.

 A diferença entre mofo e bolor

Embora sejam fungos, o bolor apenas infecta os objetos enquanto o mofo corrói. Para tirar o bolor, que se apresenta com manchas acinzentadas e em relevo, um pano úmido costuma ser suficiente.  Já o mofo se forma em manchas pretas bem escuras e difíceis de serem removidas, especialmente se tiverem adentrado a fibra dos tecidos e objetos.

Formas caseiras de como tirar mancha de mofo

Dicas caseiras para retirar mancha de mofo

1. Bicarbonato de sódio

Ingredientes 

  • 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sopa de água com gás
  • Água quente

Modo de fazer

Misturar a água com gás e o bicarbonato de sódio e esfregar na mancha com a ajuda de um pano úmido. Mergulhar o tecido em água quente e espremer bem antes de voltar a esfregar. Depois de retirar a mancha usar um pano seco para eliminar toda a umidade do tecido.

2. Vinagre

Ingredientes

  • 1 xícara de vinagre
  • 2 panos para limpeza

Modo de fazer 

Utilizar um dos panos umedecidos com o vinagre para esfregar a macha. Deixar o segundo pano seco e ir intercalando as esfregadas com os dois.

3. Vapor

Como fazer

Nesse método basta utilizar um eletrodoméstico como o ferro a vapor sobre a mancha e secar o tecido depois de terminar o serviço. Não tem muito segredo: basta retirar toda e qualquer umidade ao fim do processo.

Outras dicas para resolver o problema

 4. Sol e ventilação

Os fungos adoram umidade, assim, sempre que possível, manter os ambientes abertos para que o sol entre e o ar circule.

 5. Evitar contato dos móveis com as paredes

 Os móveis acabam pegando o mofo por estarem em contatos com paredes que já apresentam o problema. Na hora de posicioná-los, deixar um espaço de cerca de 5 cm para que a madeira consiga “respirar”.