Desodorante Natural: Opção saudável – Receitas

Desodorante Natural: Opção saudável - Receitas

Por que usar desodorante natural?

Desodorante Natural: Opção saudável - Receitas

A maioria das marcas acrescenta o cloridrato de alumínio (sais de alumínio) em sua composição, o que obstrui os poros evitando que eles consigam “respirar”, fechando a passagem do suor. O desodorante também contêm parabenos, que são utilizados como conservantes e estabilizantes que, assim como o alumínio são absorvidos pela pele. Os parabenos se assemelham ao nosso hormônio estrogênio e embora a quantidade absorvida possa ser bem pequena, ao longo do tempo isto pode ser significativo e causar problemas mais graves para a saúde.

Existem alguns estudos que sugerem que o uso frequente desse tipo de desodorante pode ocasionar câncer de mama, já que suas substâncias penetram na pele e se depositam na região ao redor das axilas.

Receitas de Desodorantes Naturais

A alternativa aos desodorantes ou antitranspirantes comuns, seriam produtos naturais, que podem ser preparados em casa.

Receita 1: Óleo de coco e Bicarbonato de Sódio

O desodorante natural feito de bicarbonato de sódio combate o mau cheiro nas axilas, causado pela combinação do suor e das bactérias.

Ingredientes:

  • 8 colheres de sopa óleo de coco
  • 4 colheres de chá de bicarbonato
  • 4 gotas óleo essencial de cravo
  • 4 gotas de óleo essencial de lavanda

Derreter as 8 colheres do óleo de coco em banho-maria. Adicionar o bicarbonato e misturar bem, adicionando as gotas dos óleos essenciais e misturar. Colocar em um recipiente pequeno e com tampa. Separar uma pazinha para evitar colocar os dedos. Colocar na geladeira até endurecer. Se a região onde mora tiver um clima mais quente (acima dos 20 graus), é preciso deixar na geladeira para não derreter.

Receita 2: Com Laranja

  • Casca de 2 limões
  • Casca de 2 laranjas
  • ½ litro de água
  • 2 colheres de sobremesa de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de sal marinho

Ralar as cascas das frutas, colocando-as para ferver com água. Coar a preparação e deixar esfriar. Adicionar o sal marinho e o bicarbonato de sódio. Misturar bem e passar para outro recipiente. Pode utilizá-lo nas axilas e em outras partes do corpo ou até mesmo como um banho relaxante. Como ele fica mais líquido, coloque em um recipiente de spray.