depressão, um perigo na terceira idade

Depressão na terceira idade

Mais comum do que se imagina, a depressão é um dos males do século e também atinge pessoas na terceira idade. As estatísticas mostram que 15% dos idosos têm depressão e 2% de forma grave. Pessoas na terceira idade internadas em asilos e hospitais tem maior tendência a ter, por causa da solidão e da tristeza. Exercícios físicos e atividades em grupo são os melhores caminhos para reverter o quadro.

O motivo da depressão na terceira idade

A redução drástica do conteúdo das atividades diárias ocasiona um maior tempo ocioso, o que dá a oportunidade de pensar nos problemas, que leva os idosos a possibilidade da doença. É muito importante a participação da família no preenchimento do tempo vago, incentivando a participação em cursos e outras oportunidades para aprender alguma coisa nova.

Os idosos costumam ser tratados como incapazes de fazer coisas que antes lhes eram rotineiras. Portanto é muito importante que continuemos fazendo as coisas das quais estávamos acostumados, não permitindo que outros nos rotulem como incapazes.

Os exercícios físicos e mentais são elementos chave para nos manter longe deste grande mal chamado depressão. Além disso, precisamos nos livrar do preconceito que envolve a figura do psicólogo. Ele é um profissional de saúde como qualquer outro e deve ser procurado para nos ajudar a reorganizar nossos pensamentos neste novo momento de nossas vidas.

Exercícios físicos no combate à depressão

Tanto na prevenção como no tratamento da depressão, os exercícios físicos tem papel importantíssimo. Além de melhorar a qualidade do sono por causa da endorfina, substância liberada durante as atividades físicas. A endorfina é responsável pelo sentimento de alegria, regula o organismo, reduz o estresse, combate o sedentarismo, ajudando a ocupar o corpo e a mente.

A postura curvada, muito comum na terceira idade, também é evitada com as atividades físicas regulares.

A obesidade também é uma das causas da depressão. Mais uma vez os exercícios serão eficazes, pois além de ajudar a manter o peso adequado, ajuda na autoestima.

Precisamos entender que depressão e tristeza são coisas diferentes. Que nos mantenhamos em movimento, aceitando os convites para sair e nos socializar, pois mesmo que exija um pouco de paciência, trará grande satisfação e saúde!