Demência – 9 sinais dos primeiros estágios da doença

Demência – 9 sinais dos primeiros estágios da doença

A demência acontece com muito mais frequência do que se imagina. De acordo com o NHS, uma em cada 14 pessoas com mais de 65 vai desenvolver demência, enquanto esse número sobe para 1 em 6 para pessoas com mais de 80 anos. Nem sempre é fácil determinar se alguém realmente sofre de demência desde os primeiros sintomas, o que, por vezes, difere de pessoa para pessoa.

9 mudanças sutis que podem indicar os primeiros estágios da demência

Demência – 9 sinais dos primeiros estágios da doença

1. Hora e local

A sensação de tempo e a capacidade de encontrar o caminho diminuem lentamente para pessoas com demência. Por exemplo, pode acontecer de alguém ir ao supermercado e não ter ideia de como chegou lá. Dizer a hora ou dizer/escrever o dia ou ano também se torna difícil.

2. Escrever

Isto está intimamente ligado ao sintoma citado acima. Escrever um endereço, um cartão de aniversário ou qualquer outra forma de escrita torna-se muito difícil. Encontrar as palavras certas é especialmente difícil ao escrever algo. Problemas de concentração também surgem quando se escreve, porque as pessoas que estão nos primeiros estágios de demência não conseguem se concentrar por tempo suficiente para terminar uma frase.

3. Memória de curto prazo

Um dos sinais iniciais mais comuns de demência são os problemas de memória de curto prazo. É difícil determinar, é claro, porque todo mundo esquece onde colocou as suas chaves ou telefone algumas vezes. No entanto, com a demência, o esquecimento é mais grave e acontece com mais frequência também. As coisas são frequentemente encontradas novamente nos lugares mais ilógicos. Exemplos são chaves encontradas na geladeira ou uma carteira no forno de micro-ondas.

4. Humor

Mudanças súbitas de humor e mudanças no comportamento geralmente acontecem em pessoas que estão nos primeiros estágios da demência. As pessoas com demência podem sofrer de depressões, mas isto não é necessariamente o caso. O que é verdade em todos os casos é que as mudanças de humor sempre surgem aparentemente do nada. Uma súbita explosão de riso ou choro sem uma razão clara é um dos sinais mais comuns.

5. Palavras certas

Encontrar as palavras certas é difícil para pessoas com demência. Isso não quer dizer que elas só não podem encontrar palavras difíceis. Muitas vezes os nomes de pessoas ou utensílios e produtos comuns são coisas que as pessoas consideram difíceis de lembrar. Para pessoas de fora, pode ser surpreendente que conversas com pessoas com demência não funcionem. As conversas são muitas vezes interrompidas porque a pessoa em questão não sabe como proceder.

6. Repetição

As pessoas que estão nos primeiros estágios da demência muitas vezes são repetitivas. Elas contam as mesmas histórias da mesma forma várias vezes ou fazem as mesmas perguntas repetidas vezes. A repetição não apenas ocorre quando falam ou socializam, embora também aconteça ao executar tarefas. As pessoas repetem certa tarefa algumas vezes seguidas.

7. Desatenção

Alguém recua muito mais e se compromete muito menos do que antes? Isso pode ser um sinal precoce de demência. As pessoas de repente parecem muito menos interessadas em atividades sociais e nos hobbies que gostavam antes. Além disso, as pessoas com demência também têm muito menos energia do que antes, por isso estão cansadas e apáticas e dormem muito mais do que o habitual.

8. Problemas de concentração

Problemas de concentração são problemas comuns para pessoas com demência. Esses problemas geralmente estão relacionados a tarefas de resolução de problemas ou organização e planejamento. Planejar com antecedência ou seguir um plano previamente definido é geralmente muito difícil. Tais pessoas também podem ter mais problemas com números.

9. Trabalho Doméstico

Tarefas domésticas que costumavam ser parte da natureza, como cozinhar ou limpar, de repente se tornam uma tarefa impossível. Para as pessoas com demência, torna-se difícil descobrir em que ordem elas devem realizar uma tarefa ou qual caminho seguir.