Cuidar dos dentes na terceira idade – 7 dicas importantes

Cuidar dos dentes na terceira idade - 7 dicas importantes

Mesmo que pareça comum e até mesmo normal que os idosos cheguem à velhice sem parte dos dentes naturais, a perda dos dentes pode desencadear problemas de saúde. Portanto, os cuidados devem ser redobrados nessa fase da vida.

Como cuidar dos dentes na terceira idade?  

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) em 2010, naquele período, cerca de 80% dos idosos no país tinham menos de 20 dentes. Os problemas na gengiva e o consumo de açúcares seriam as principais causas. A dificuldade na higienização por conta da diminuição da agilidade e da destreza nos movimentos também contribuía.

Dicas para manter a saúde bucal e a integridade dos dentes na terceira idade

Cuidar dos dentes na terceira idade - 7 dicas importantes

Visitas periódicas ao dentista são essenciais

 Ao menos uma visita anual é indispensável, para realizar limpeza e também para a avaliação das condições da saúde bucal.

Dentes desalinhados podem causar problemas digestivos

Problemas de fala, de respiração, e até mesmo agravar quadros como a apneia do sono – em que ocorrem interrupções da respiração durante a noite. Além do cuidado com a estética e a beleza do sorriso, o uso de aparelho dentário na terceira idade é recomendado para corrigir estes e outros problemas.

Escovação após as refeições

No mínimo, três vezes ao dia, é de grande importância. O uso do fio dental deve ser realizado diariamente, tornando a limpeza ainda mais eficaz.

Quem utiliza próteses

Fixas ou móveis – deve redobrar o cuidado na higienização, de forma a evitar contaminações por bactérias ou outros micro-organismos que possam causar doenças bucais.

Para quem tem sensibilidade

É importante ter atenção ao ingerir alimentos muito quentes, muito frios, amargos ou doces. O uso de um creme dental específico para este problema pode trazer mais conforto.

Atenção às condições de saúde

Fazer o tratamento adequado de doenças como diabetes, problemas cardíacos e câncer ajuda a conservação da saúde dos dentes.

Evitar tratamentos caseiros

Ou que se dizem milagrosos, pois eles podem piorar problemas já existentes. Conversar sempre com o dentista.