More
    InícioSaúdeBem Estar8 cuidados importantes com os Pés

    8 cuidados importantes com os Pés

    8 cuidados importantes com os Pés

    Os pés são membros de grande importância Eles são responsáveis pelo suporte e locomoção do corpo. Quando saudáveis, suportam cargas enormes durante a marcha, corrida e o salto, sem nenhuma dor ou desconforto.

    Os pés de quem está na terceira idade

    Nas pessoas idosas, o processo fisiológico do envelhecimento produz alterações nos pés, muitas vezes decorrente do andar inadequado, uso prolongado e incorreto de calçados, traumas e inflamações que são agravadas pela idade, fadiga e má circulação, além de outros problemas decorrentes de doenças sistêmicas – pressão alta, diabetes, por exemplo – como inchaço, pés frios e pálidos, com pouca sensibilidade ou com feridas que não cicatrizam.
    É muito importante que a pessoa na terceira idade tenha acompanhamento médico geriátrico e que cuide dos pés com um profissional habilitado, Por causa das limitações naturais da idade. Também, nessa etapa da vida, as unhas ficam mais grossas, o que dificulta o corte, a pele pode a ficar mais fina e ressecada, sujeita à formação de calos, fissuras, joanetes, micoses.

    A calosidade é uma reação cutânea desenvolvida por causa de agressões externas, como o aumento do peso corporal e a ação dos calçados, ou por razões internas, como irregularidades ósseas congênitas ou adquiridas. O aumento da pressão local acelera a formação de placas queratinizadas (calosidades), que recobrem a região afetada. Após a formação da calosidade, orienta-se que o podólogo avalie a melhor forma de tratamento, que pode acontecer através de produtos que dissolvem a queratina, o desbaste ou a indicação de protetores com formatos adequados, que aliviam a pressão no local.

    Orientações profissionais para as pessoas de terceira idade

    8 cuidados importantes com os Pés

    Veja também:

    Cuidados com os pés na terceira idade

    1 – Usar sapatos confortáveis, com solas firmes e parte superior macia. Evitar salto alto e sapatos pontudos. O sapato de tamanho inadequado, ou que calça mal, pode causar feridas, deformação dos dedos, bolhas e calosidade.
    2 – Comprar calçados preferencialmente no final do dia, quando os pés estão mais inchados e para que os sapatos se adaptem melhor.
    3 – Ter o cuidado de escolher calçados bem acabados com poucas costuras internas;
    4 – Usar sapatos de forma alternada e deixar arejar de um dia para o outro.
    5 – Lavar os pés e secá-los cuidadosamente, em especial entre os dedos, evitando a umidade que causa a proliferação de fungos e bactérias.
    6 – Manter as unhas curtas e, se possível, realizar esse processo com podólogo.
    7 – Procurar usar meias de algodão, que absorvem a transpiração, mantêm a pele mais seca, diminuem a probabilidade de desenvolver fungos (frieiras) e o odor forte (chulé).
    8 – Hidratar diariamente os pés com creme apropriado para evitar rachaduras e ressecamentos.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    LEIA TAMBÉM