Cuidados com os pés na terceira idade

Cuidados com os pés na terceira idade

Tendo 26 ossos ligados por 19 músculos e 107 tendões, com muitos nervos e vasos sanguíneos, nossos pés são estruturas complexas que tem a capacidade de suportar nosso peso, estão prontos para nos dar condições de caminhar, manter o equilíbrio e receber impactos.

Mesmo com toda essa importância, damos pouca atenção a eles, que acabam expostos a inúmeras doenças e traumatismos que podem nos trazer grandes males.

Além do desgaste natural através dos anos, existem elementos complicadores como o uso de calçados inadequados, com saltos altos ou muito apertados, que acabam trazendo possíveis complicações. Além do excesso de peso.

Arteriosclerose e diabetes exigem atenção redobrada

Um mal que comumente atinge nossos pés é a arteriosclerose. Os primeiros sinais de insuficiência circulatória aparecem nas pernas e nos pés.

O diabetes também exige atenção aos pés pois, além da necessidade de cuidados especiais por causa da dificuldade de cicatrização no caso de ferimentos, pode levar ao aparecimento de feridas.

Além da arteriosclerose, existem outros fatores que dificultam a circulação sanguínea. O frio, o tabagismo e a utilização prolongada de calçados apertados também são elementos complicadores, sendo muito importante uma atenção especial.

pés com fungos e micoses

Uma boa higiene e o hábito de manter os pés secos são as providências para evitar infecções, fungos e bactérias. Calçados bem ventilados ou o uso de sandálias são de grande valia.

Calçados com formato anatômico e solado antiderrapante podem evitar as temidas quedas que geralmente trazem lesões e traumas. Meias devem ser restritas aos dias frios, mantendo a ventilação nos dias quentes, para permitir uma respiração adequada.

Tendo sido bons companheiros durante toda a vida, nossos pés merecem um cuidado especial, para que possam continuar nos ajudando a experimentar boas caminhadas pela face da terra. Afinal de contas, são eles que nos colocam em contato direto com o mundo, na maioria das vezes.