5 cuidados com o sono para uma memória saudável

5 cuidados com o sono para uma memória saudável

Quando não dormimos bem à noite, acordamos cansados, ficamos sem energia o dia inteiro e desconcentrados. A maioria das pessoas que passaram por uma noite de insônia devem se lembrar de como se sentiram no dia seguinte.

Durante o sono, consolidamos as informações recentes apreendidas durante o dia, as informações irrelevantes são filtradas e as conexões neurais se fortalecem. O nosso organismo também produz alguns hormônios importantes para a regulação dos nossos órgãos e sistemas no momento em que estamos dormindo.

Dicas para ter uma boa qualidade do sono

5 cuidados com o sono para uma memória saudável

 – Evitar dormir durante o dia e realizar atividades físicas algumas horas antes de se deitar.

 – Evitar exposição a luzes claras como a luz fluorescente e a luz azul de aparelhos eletrônicos (como as emitidas pelos Tabletes, celulares, computadores) enquanto se prepara para deitar. Este tipo de luz azul aciona células visuais chamadas cones, que despertam a atenção e o foco em nosso sistema nervoso. Caso escolha por realizar leituras noturnas antes de deitar-se, sugere-se a inserção de luzes de cor âmbar (que contém a integração das cores laranja e amarelo), sendo uma cor apropriada para ativar outro grupo de células visuais, chamadas de bastonetes. A luz âmbar não interfere no processo atencional, fazendo com que se consiga realizar atividades antes de dormir e posteriormente, pegar no sono com maior facilidade.

 – Em relação à alimentação, optar por alimentos leves durante a noite. Evitar comidas gordurosas e industrializadas, para favorecer o processo digestivo e o relaxamento dos músculos durante o sono.

 – Evitar bebidas estimulantes, como cafés, energéticos e alguns tipos de chás escuros;

 – Realizar um relaxamento mental; evitar pensar em preocupações, em atividades a serem concluídas, no dia seguinte. Esses pensamentos podem acarretar em sintomas de ansiedade, que interferem na qualidade do sono.