Cuidados com a boca na terceira idade

Cuidados com a boca na terceira idade

Assim como acontece com todo o corpo, a nossa boca também passa por alterações quando chegamos à terceira idade. Mais do que apenas o envelhecimento dos dentes, nesta fase da vida podem se perceber retrações na gengiva, alterações na língua e a diminuição do fluxo salivar. Além disso, ficamos mais suscetíveis a problemas nos lábios como a queilite actínica ou até mesmo a contaminações como é o caso da candidose.

Também podem acontecer problemas periodontais que causam até a perda de dentes. O uso de determinados medicamentos pode intensificar a viscosidade da saliva, mas a diminuição do fluxo salivar é muito comum.

Mudanças na língua

Por conta da diminuição da produção salivar pode acontecer a diminuição das papilas. A chamada “língua despapilada”, que consiste na modificação daquele relevo natural da língua.

Pode haver a diminuição das percepções de temperatura e tato da língua, podendo até diminuir o paladar, o que pode acarretar problemas na alimentação.

Problemas nos lábios

A exposição excessiva ao sol pode ocasionar em uma alteração do lábio inferior chamada queilite actínica. A maior incidência é nos homens de pele clara. Ela vai atrofiando a borda do vermelhão do lábio inferior lentamente, o que pode ser prevenido com o uso de protetor solar labial e chapéu com aba.

Prevenindo males na gengiva

A candidose, causada pelo fungo Candida Albicans, pode apresentar uma leve queimação, gosto estranho e desagradável, podendo resultar até em halitose. É mais comum em pacientes que não fazem a correta higienização das próteses, podendo desenvolver a candidíase no céu da boca. Produtos adequados como a clorexidina e os antifúngicos prescritos por profissionais de saúde podem resolver o problema. Além da atenção na substituição das próteses no tempo adequado, ou seja, a cada 5 ou 6 anos.

No caso de perda de dentes, o ideal é fazer a confecção de próteses adequadas em profissionais especializados. Idosos com problemas na mastigação podem acarretar uma má absorção de nutrientes, além de que, termos uma boca sadia e bem cuida trará muitos benefícios como a elevação da autoestima e da qualidade de vida.