Crossfit também para a Terceira Idade

Crossfit também para a Terceira Idade

O crossfit é um tipo de atividade física que está se popularizando entre os jovens, mas que pode ser feito por pessoas de todas as idades, mesmo para crianças e idosos.

Atividade física na terceira idade

Conforme a idade aumenta, os exercícios com movimentos funcionais são muito importantes, pois melhoram a densidade óssea, reduzem a pressão arterial, aumentam a força, além de assegurar a capacidade de realizar tarefas básicas necessárias para levar uma vida plena e sem muitas limitações.

Assim, o crossfit para idosos é uma ótima alternativa para quem está em busca de uma atividade física que pode contribuir para um envelhecimento saudável, sem muitas privações. Esse tipo de exercício pode beneficiar o corpo e a mente da melhor idade.

Crossfit para idosos requer cuidados especiais

Crossfit também para a Terceira Idade

Antes de tudo, se deve saber que as necessidades dos praticantes do crossfit para idosos são diferentes dos demais. Quem já tem mais de 60 precisa de mais competência funcional, e não de definição muscular. No treino de crossfit, se podem fazer todos os principais exercícios que qualquer outro praticante faria – mas é importante respeitar seu próprio nível e seu próprio limite.

Para isso, eles precisam usar menos peso, fazer menos repetições e ter mais descanso, isso para permitir que os movimentos de um desafio se tornem mais seguros e confortáveis. No crossfit para idosos, três movimentos são o ponto de partida para o treinamento: agachar, levantar e empurrar.

Como são as aulas de crossfit para idosos

Atividades de peso-rolamento são muito importantes com o avanço da idade. Se nada for feito, os níveis da força, da massa muscular e da densidade óssea irão diminuir. O treinamento de força é o caminho mais eficaz para travar e inverter este processo.

Um dos focos deste treino é dar flexibilidade. Isto é fundamental para manter as articulações saudáveis ​​e ajudar os participantes a ficarem livres de lesões.

A aula é concluída com um treino condicionado para permitir aos participantes acompanharem com o próprio ritmo no crossfit para idosos. Estas podem ser feitas de forma mais lenta ou mais intensa.

Como o crossfit é praticado em grupo, é uma das chaves para fazer o programa funcionar, por ser mais fácil para se manter motivado e muito mais agradável do que treinar sozinho.