Cravo e Canela – Uma dupla benéfica à saúde

Cravo e Canela – Uma dupla benéfica à saúde

No romance da obra de Jorge Amado, Gabriela Cravo e Canela, as famosas especiarias formam uma combinação irresistível. O cravo, nativo de uma árvore das ilhas Molucas, na Indonésia, é hoje em dia muito cultivado em outras regiões do mundo como as ilhas Madagascar e de Granada. Já a canela é oriunda de uma pequena árvore com aproximadamente 10 a 15 m de altura, pertencente à família Lauraceae, no Sri Lanka, sul da Ásia.

Juntos eles oferecem, além dos efeitos medicinais, cientificamente comprovados, bem-estar ao corpo e à mente.

São muito requisitados na composição de receitas típicas de Natal e Réveillon, justamente por dar um toque especial na culinária típica proveniente daquela época.

Razões para consumir cravo e canela

Canela

Cravo e Canela – Uma dupla benéfica à saúde

Veja também:

Chá de Canela – Termogênico, anti-inflamatório e Relaxante

Óleo Essencial de Canela – Muitas aplicações

Além de baixar o nível de açúcar, a canela estimula o sistema gastrointestinal, circulatório e respiratório. Investigações recentes mostraram que a canela ajuda a baixar o açúcar no sangue sendo recomendada em alguns casos de diabetes tipo 2. A especiaria sempre foi utilizada para combater problemas gastrointestinais como flatulência, perda de apetite, diarreia, parasitas e espasmos intestinais.

Ela aquece o organismo, sendo útil para tratar gripes, constipações e febres, é antibacteriana das vias respiratórias, ajudando a aliviar alguns tipos de asma, afrodisíaco, antiespasmódico, muito aconselhada no tratamento de dores menstruais, dores de cabeça, vômitos, mau hálito, pés e mãos frias.

Contra indicações: O uso de canela não é recomendado às grávidas por ser um estimulante uterino. O óleo essencial pode causar dermatite de contato, irritação das mucosas ou reações alérgicas.

Cravo

Cravo e Canela – Uma dupla benéfica à saúde

Cientistas classificaram o cravo-da-índia como o melhor tempero antioxidante, pelo fato de que ele contem altos níveis de compostos fenólicos, além de outras propriedades benéficas a saúde. O componente responsável pelo aroma do cravo-da-índia é o eugenol. Ele tem propriedades antissépticas e analgésicas, sendo o componente principal no extrato de óleo do cravo-da-índia.

Contra indicações: Não se deve exagerar no consumo do cravo. Ele pode irritar a mucosa da boca. Além disso, quem tem estômago sensível também deve usá-lo com moderação.

Receita de Biscoitinhos de Cravo e Canela

Ingredientes:

– ¾ xícara (chá) de manteiga ou margarina

– 1 xícara (chá) de açúcar

– 1 ovo

– ¼ xícara (chá) de glucose de milho

– 2 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada

– 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio

– 1 colher (chá) de canela em pó

– 1 colher (chá) de gengibre em pó

– 1 colher (chá) de cravo em pó

– açúcar cristal

Modo de preparo:

– Bater a manteiga ou a margarina com açúcar;

– Juntar o ovo, a glucose de milho e os ingredientes secos peneirados juntos.

– Formar bolinhas de tamanho de uma noz, passar em açúcar cristal e colocar em uma assadeira untada, deixando um espaço de 5 cm entre os biscoitos.

– Assar em forno moderado preaquecido (180º) por uns 10 a 12 minutos.