Cravo da Índia – Benefícios além da cozinha

Cravo da Índia – Benefícios além da cozinha

O cravo da índia é uma especiaria proveniente da Indonésia, facilmente encontrada em supermercados e lojas de produtos naturais e comumente conhecida na culinária por agregar sabor e aroma às receitas. No entanto, sua ação medicinal também já é aplicada há bastante tempo.

Benefícios do cravo da Índia

Cravo da Índia – Benefícios além da cozinha

Veja também:

Cravo e Canela – Uma dupla benéfica à saúde

1. Circulação sanguínea

O óleo do cravo da Índia age na circulação sanguínea, melhorando seu fluxo, auxiliando assim,todo o organismo. O extrato também ajuda a nutrir a pele e melhorar o sistema imunológico.

2. Expectorante

O chá de cravo da Índia atua como expectorante, soltando o muco da na garganta e do esôfago.

3. Analgésico e antisséptico

O eugenol,antisséptico natural presente no cravo, ajuda na eliminação das marcas de acne,proporcionando também o equilíbrio da pele e evitando o surgimento de rugas. O chá de cravo da Índia pode amenizar dores de cabeça, cólicas menstruais,candidíase oral, baixar a febre, aliviar dores de dente e inflamações de garganta.

4. Acelera o metabolismo

Entre os benefícios do cravo da Índia ainda estão a aceleração o metabolismo, promovendo o aumento da produção de saliva e dos líquidos responsáveis pela digestão, auxiliando na queima rápida de gordura.

5. Digestivo

O cravo da Índia melhora o poder de digestão, aumentando as secreções de enzimas gastrointestinais. Assim, contribui no alívio de problemas de indigestão e prisão de ventre. Também ajuda em casos de náuseas e mal-estar estomacal.

6. Alívio da tosse

Por causa de sua propriedades das propriedades expectorantes, é ótimo para aliviar a tosse. Neste caso, é recomendável adicionar a especiaria no chá e consumir até o alívio da tosse.

7. Músculos

O cravo da Índia reduz os espasmos musculares e ajuda a aliviar os músculos no caso de cãibras.

8. Antioxidante

O cravo da Índia atua como excelente antioxidante, que combate os radicais livres e ajuda a evitar danos na pele. Tem grande capacidade de liberar hidrogênio e reduzir consideravelmente a peroxidação lipídica, que é a quebradas gorduras poli-insaturadas.

9. Antisséptico bucal

O chá é usado no tratamento de bactérias encontradas na boca e no estômago. Sua função antisséptica também age na eliminação do mau hálito.Estes benefícios do cravo da Índia o fazem ser utilizado ainda como ingrediente em pastas de dente. Possui ação comprovada também contra dor de dente e nas gengivas e contra as cáries.

10. Bom funcionamento da tireoide

Ajuda quem sofre de hipotireoidismo ou hipertireoidismo e atua também na prevenção do surgimento dessas disfunções de tireoide.

11. Controle do colesterol

Ajuda também no controle do colesterol ruim, sendo ainda bom antiviral e antifúngico.

12. Anti-inflamatório

O eugenol presente nas propriedades atua como substância anti-inflamatória. Estudos em animais mostraram que a utilização do cravo em algumas dietas reduziram significativamente os sintomas da inflamação.