Vegetal nativo da região do Mediterrâneo e da Ásia Menor, foi levado para a Europa por volta de 400 anos antes da era cristã e sua existência nas Américas foi documentada pela primeira vez em 1600, embora se creia que a couve já fosse cultivada por aqui antes mesmo da chegada dos colonizadores europeus.
Assim como outros membros da sua família como as folhas de beterraba, as folhas de mostarda e de nabo, a couve é um alimento respeitado por suas propriedades nutricionais. Oferece uma grande quantidade de betacaroteno, vitamina C, cálcio e fibras. Nutrientes que fazem dela uma escolha sábia para sua dieta.
Valores Nutricionais da couve
(Valores considerados para uma porção de 1 xícara de couve cozida e porcentagem diária recomendada de vitaminas).
- Energia: 63 calorias
- Gordura: 1 g
- Gordura saturada: 0 g
- Colesterol: 0 mg
- Carboidratos: 11 g
- Proteínas: 5 g
- Fibras: 8 g
- Vitamina A: 250%
- A vitamina C: 50%
- Cálcio: 26%
- Ferro: 12%
- Vitamina B6: 10%
- Magnésio: 10%
Benefícios da couve para a saúde e boa forma
Veja também:
A Couve-flor e seus benefícios à Saúde
1 – Combate o colesterol
A couve tem a maior capacidade de redução de colesterol de todos os vegetais crucíferos comumente consumidos.
2 – Benéfica para os ossos, o sistema nervoso e a coagulação do sangue
Contém níveis altos de vitamina K. Esta vitamina tem um papel importante no aumento da massa óssea e também tem efeito benéfico em pacientes com doença de Alzheimer porque limita as lesões neuronais no cérebro.
3 – Previne o câncer
Pesquisas mostraram que o consumo elevado de vegetais crucíferos diariamente pode ser associado a um risco menor de desenvolver câncer colo retal e de pulmão. Recentemente, a ingestão de vegetais crucíferos tem sido associada com a redução de células cancerosas na próstata.
4 – Ajuda a combater o diabetes
Estudos mostraram que pacientes com diabetes tipo 1 que consomem dietas ricas em fibras têm níveis de glicose mais baixos que os demais. Para os diabéticos tipo 2, tal dieta pode melhorar os níveis de lipídios e de insulina no sangue.
5 – Coadjuvante para a boa digestão
As fibras ajudam a manter o teor de água no intestino e ajudam a prevenir a constipação, promover a regularidade e manter um sistema digestivo saudável.
6 – Ajuda a manter pele e o cabelo saudáveis
As folhas de couve são aliadas da pele e do cabelo por terem vitamina A, um nutriente necessário para a produção de sebo que mantém a hidratação das células. A vitamina A é necessária para o crescimento e a renovação de todos os tecidos corporais, incluindo os da pele e do cabelo.
7 – Promove a melhora do sono e do bom humor
A colina, presente na couve, é um nutriente que faz parte do complexo B de vitaminas e tem um papel importante na manutenção do sono, no movimento muscular, na aprendizagem e na memória. A colina também ajuda a manter a estrutura das membranas celulares, auxilia na transmissão dos impulsos nervosos, auxilia a absorção de gordura e reduz inflamações.