Consumo de Kefir combate a hipertensão

Consumo de Kefir combate a hipertensão

O Kefir é um suplemento repleto de vitaminas e probióticos, com colônias de bactérias vivas que são benéficas para o sistema digestivo. Ele caiu no gosto de quem busca uma vida saudável e se transformou em um dos alimentos mais procurados atualmente. Melhora o funcionamento do intestino e ajuda a emagrecer. Agora, um estudo mostra que a substância fermentada também pode ajudar a combater um problema que tem alcançado grande parte da população mundial: a hipertensão. A descoberta foi feita por uma pesquisadora brasileira e apresentada durante o painel Experimental Biology 2018, durante a reunião anual da Sociedade Americana de Fisiologia (APS em inglês), que aconteceu esta semana na cidade americana de San Diego.

A pesquisa com Kefir para hipertensão

A pesquisa foi baseada em investigações anteriores que mostraram como um desequilíbrio na microbiota — colônia de bactérias do intestino — pode provocar hipertensão em algumas pessoas. Os probióticos mostraram potencial na redução da pressão arterial, porém os mecanismos pelos quais esse benefício acontece não foram totalmente esclarecidos pela ciência. “Nossa pesquisa estudou três grupos de ratos para determinar como o kefir reduz a pressão alta (hipertensão)”, explicou Mirian Almeida, aluna de doutorado da Universidade de Vila Velha (UVV), no Espírito Santo, e autora principal do trabalho, que contou com a ajuda da pesquisadora Vinicia Biancardi, da Universidade de Auburn, nos Estados Unidos.

Consumo de Kefir combate a hipertensão

Na experiência, os ratos foram divididos da seguinte forma: os que sofriam com hipertensão e foram tratados com kefir; outros com hipertensão, que não receberam o suplemento; e, no terceiro grupo, os que tinham pressão normal e não se submeteram a controle. depois nove semanas de suplementação de kefir, os ratos tratados mostraram menores níveis de endotoxinas (substâncias tóxicas), menor pressão arterial e melhor permeabilidade intestinal (intestinos saudáveis permitem a passagem de algumas substâncias, mas, geralmente, atuam como uma barreira para impedir a entrada de bactérias nocivas) quando comparados com os grupos não tratados.

Veja também:

Kefir: Superiogurte para produzir na sua casa

Bolo de Milho com Iogurte de Kefir

Substância importante

Para Patrick Rocha, o uso do kefir na alimentação é uma opção bastante benéfica e acessível, que pode ajudar a parcela da população que sofre com a hipertensão. “O kefir é um alimento funcional, rico em bactérias saudáveis para o intestino, além de ter outras vitaminas, o que o torna mais nutritivo que um iogurte comum. A maioria das pessoas que sofre com hipertensão tem esse problema desencadeado por causa da má alimentação, come muitos carboidratos e açúcar em geral, o que causa uma inflamação no corpo. Acredito que incorporar esse alimento na rotina não é algo difícil e pode ajudar a reduzir esses riscos”, destacou o especialista.