Uma pesquisa foi elaborada por Marina Maria Cabral, doutora em Gerontologia Biomédica que, no Brasil, observando os hábitos de pessoas que vivem mais, resultando nestes 9 conselhos:
Conselhos para a longevidade
-
Manter-se em movimento
Com o tempo, o nosso metabolismo entra em processo de declínio. Aos 20 anos, o metabolismo vive o ápice do funcionamento. O metabolismo é um processo do nosso corpo para transformar as substâncias que consumimos em energia. Usamos essa energia para realizar todas as tarefas, desde bombear sangue para o coração até fazer um exercício. Quando o metabolismo fica mais lento, o organismo tende a acumular mais gordura. O resultado é o aumento de peso.
– O segredo é se manter em movimento.
-
Saber seu propósito
A vida tem que ter graça, ela toda. Portanto, precisamos de tarefas diariamente para cumprir.
– Trabalhos voluntários, cuidar das plantas, visitar parentes, almoçar com os amigos e familiares, preparar a comida são bons exemplos de propósitos de vida.
-
Ir devagar
É preciso manter um ritmo de vida mais lento. Pesquisadores explicam que isso significa que é possível repensar o tempo dedicado ao trabalho convencional e controlar o estresse.
-
Comer menos
– Um dos segredos da longevidade é comer até ficar 80% saciado.
-
Consumir mais vegetais
Vegetais substituem, no dia a dia, as carnes e carboidratos. Não que esses dois itens não possam estar no prato dos mais velhos, mas os vegetais devem ocupar mais espaço, pois têm mais fibras e minerais.
-
Tomar vinho tinto
A uva escura possui mais flavonoides, que previnem as doenças cardiovasculares e o câncer.
-
Mantenha a família por perto
Uma dos segredos dos que vivem mais o convívio com a família, principalmente com os netos.
-
Alimentando a alma
Essa também é uma regra leva à longevidade. Manter o espírito feliz, seja através da religião seja em atividades como a ioga, é uma prática corriqueira da terceira idade longeva.
-
Tribo certa
Assim como os adolescentes se sentem mais felizes quando convivem com outros adolescentes, os mais velhos também mantém mais qualidade de vida quando participam e fazem atividades com outras pessoas da terceira idade.