9 conselhos para viver mais de cem anos

conselhos para viver mais de cem anos

Uma pesquisa foi elaborada por Marina Maria Cabral, doutora em Gerontologia Biomédica que, no Brasil, observando os hábitos de pessoas que vivem mais, resultando nestes 9 conselhos:

Conselhos para a longevidade

  1. Manter-se em movimento

Com o tempo, o nosso metabolismo entra em processo de declínio. Aos 20 anos, o metabolismo vive o ápice do funcionamento. O metabolismo é um processo do nosso corpo para transformar as substâncias que consumimos em energia. Usamos essa energia para realizar todas as tarefas, desde bombear sangue para o coração até fazer um exercício. Quando o metabolismo fica mais lento, o organismo tende a acumular mais gordura. O resultado é o aumento de peso.

– O segredo é se manter em movimento.

  1. Saber seu propósito

A vida tem que ter graça, ela toda. Portanto, precisamos de tarefas diariamente para cumprir.

– Trabalhos voluntários, cuidar das plantas, visitar parentes, almoçar com os amigos e familiares, preparar a comida são bons exemplos de propósitos de vida.

  1. Ir devagar

É preciso manter um ritmo de vida mais lento. Pesquisadores explicam que isso significa que é possível repensar o tempo dedicado ao trabalho convencional e controlar o estresse.

  1. Comer menos

– Um dos segredos da longevidade é comer até ficar 80% saciado.

  1. Consumir mais vegetais

Vegetais substituem, no dia a dia, as carnes e carboidratos. Não que esses dois itens não possam estar no prato dos mais velhos, mas os vegetais devem ocupar mais espaço, pois têm mais fibras e minerais.

  1. Tomar vinho tinto

A uva escura possui mais flavonoides, que previnem as doenças cardiovasculares e o câncer.

  1. Mantenha a família por perto

Uma dos segredos dos que vivem mais o convívio com a família, principalmente com os netos.

  1. Alimentando a alma

Essa também é uma regra leva à longevidade. Manter o espírito feliz, seja através da religião seja em atividades como a ioga, é uma prática corriqueira da terceira idade longeva.

  1. Tribo certa

Assim como os adolescentes se sentem mais felizes quando convivem com outros adolescentes, os mais velhos também mantém mais qualidade de vida quando participam e fazem atividades com outras pessoas da terceira idade.