Conheça 9 relaxantes musculares naturais

Conheça 9 relaxantes musculares naturais

A agitação da vida moderna acaba se refletindo no nosso corpo, muitas vezes através de dores musculares. Pescoço, ombros e cabeça são os que mais sofrem em decorrência de horas a fio sentados na frente ao computador, por exemplo. Algumas plantas podem atuar como relaxantes musculares, evitando o tratamento com fármacos que podem trazer vários efeitos colaterais.

Relaxantes musculares naturais

Conheça 9 relaxantes musculares naturais

  • Alecrim: Uma especiaria bastante utilizada na cozinha como tempero. O Alecrim também é muito benéfico para a saúde, especialmente para relaxamento. Pode-se fazer um banho de imersão, diluindo um pouco de alecrim, para aliviar cólicas menstruais ou espasmos musculares. O óleo essencial de alecrim serve para massagear as articulações. Compressas quentes sobre as áreas doloridas ou inflamadas podem reduzir os sintomas da artrite.
  • Valeriana: Conhecida há centenas de anos para aliviar a tensão no pescoço, tem também um grande efeito sedativo para controlar a ansiedade e os distúrbios do sono. Pode-se fazer uma infusão ou chá da erva, e também consumir pílulas naturais.
  • Camomila: É um dos mais populares e recomendados. Trata dores musculares, transtornos menstruais, tensões, cefaleias, ansiedade, estresse, nervos, etc. Age relaxando a tensão dos músculos com propriedades anti-inflamatórias que aliviam as cãibras.
  • Erva de gato: É uma planta nativa da Europa, da família da menta, que foi cultivada na América do Norte e na Ásia. É um sedativo natural e relaxante muscular. Reduz o inchaço nas articulações e alivia dores de cabeça tensionais.
  • Pimenta caiena: É amplamente utilizada nos lares para receitas culinárias e sua eficácia tem sido comprovada no alívio e no tratamento rápido da dor causada por cãibras musculares.
  • Rabanete: Utilizado desde tempos remotos para aliviar a tensão muscular, incluindo cólicas e dores. Deve-se fazer o óleo essencial de rabanete, misturando com água quente para um banho de imersão, ou massagem.
  • Serpão: Planta com grande capacidade para relaxamento natural dos músculos através seus óleos essenciais.
  • Passiflora: Também conhecida como “flor do maracujá”, tem nas pétalas agentes antioxidantes (fitos esteróis e flavonoides). Além de possuir alcaloides, óleos essenciais e outros compostos para uma ação relaxante e analgésica. É utilizada em casos de insônia, espasmos musculares, stress, ansiedade, nervosismo, etc.
  • Lavanda:O óleo da sua flor é conhecido como um dos mais eficazes relaxantes musculares naturais. Massagear a área dolorida com movimentos circulares para aumentar a circulação sanguínea, em seguida tomar um banho quente para relaxar a mente e o corpo, permitindo o descanso e a cura muscular.