Como montar um Kit de Primeiros Socorros

Como montar um Kit de Primeiros Socorros

O ambiente doméstico é um lugar onde acontecem acidentes com frequência e a presença de um kit de primeiros socorros pode ser muito eficaz, tanto para pequenos incidentes como para uma primeira ação em coisas mais sérias.

Machucados, arranhões e pequenas inflamações são só algumas das coisas que acontecem com frequência e o atendimento médico é a melhor orientação. Porém, ter por perto certos tipos de materiais podem auxiliar os primeiros cuidados em casos emergenciais, para um posterior atendimento médico.

Componentes básicos para primeiros socorros

Termômetro

Um kit de primeiros socorros precisa conter um termômetro para a temperatura do corpo. Segundo infectologistas, de 37,3ºC a  37,8ºC é considero febrícula e acima de 37,8ºC já é febre. Para realizar a medição com termômetro eletrônico, o recomendação é que ele seja colocado na axila por cinco minutos.

Gaze Esterilizada

As gazes ajudam a proteger áreas lesionadas e proporcionam um reforço para a cicatrização. Também auxiliam na contenção de hemorragias, na absorção de secreções e na prevenção de infecções.

Algodão

Útil para a limpeza de ferimentos. Prefira aqueles em formato de discos ou bolinhas, que não soltam fiapos.

Esparadrapo

Juntamente com a gaze, oferece proteção para as lesões e ajuda no processo de cicatrização.

Água Oxigenada

Com ação desinfectante, deve ser utilizada junto com o algodão para a limpeza de ferimentos.

Antitérmico

Tenha sempre à disposição um antitérmico que já seja de seu costume. Lembre-se: o kit de primeiros socorros é pessoal. Não aceite ou ministre nenhum medicamento sem orientação médica.

Soro Fisiológico a 0,9%

O soro fisiológico tem várias funções. Essa substância precisa ser mantida refrigerada e o seu uso precisa ser feito enquanto frio e esterilizado. Vejamos algumas de suas funções:

  • Limpeza e hidratação nasal
  • Auxílio na hidratação
  • Limpeza de ferimentos
  • Higienização de lentes de contato

Luvas descartáveis

É indispensável o uso de luvas descartáveis para evitar contaminações sempre que for manusear materiais de risco biológico ou na realização de limpeza de ferimentos e curativos.

Agulha, Pinça e Tesoura

Estes e outros instrumentos que possam ajudar no manuseio de outros materiais.

Pomada para picada de insetos e queimaduras

Picadas e mordidas de insetos podem gerar vermelhidões e coceira. Pomadas podem aliviar estes sintomas. Em caso de reações alérgicas um médico precisa ser consultado o quanto antes. Para pequenas queimaduras, pomadas específicas podem aliviar a dor. Em situações mais graves é imprescindível a busca de ajuda médica.

Outros medicamentos

Outros medicamentos como antialérgicos, anti-inflamatórios, medicamentos para náuseas e indigestões, etc. precisam ser recomendados pelo médico. Pergunte ao seu médico quais serão importantes, no seu caso.

Mantenha o kit sempre ao alcance e livre de umidade, calor e da luz do sol.