O suco de uva tem sido ovacionado pela mídia, pois suas propriedades são cada vez mais reconhecidas como necessárias para o nosso organismo. Os profissionais de saúde indicam o consumo diário pode representar um bom remédio. Os bioflavonoides, os taninos e o resveratrol encontrados na fruta são responsáveis por benefícios à saúde. A substância mais importante é o resveratrol, um composto fenólico que fica na casca da uva. Ele age como um protetor do alimento contra o ataque de vírus e fungos, explicam os nutrólogos.
Um dos motivos pelos quais as pessoas não adquirem o hábito de consumir o suco de uva é o preço. Nas prateleiras dos supermercados o produto é oferecido por um valor considerado relativamente alto. A possibilidade de fazer suco de uva em casa é uma boa saída.
Veja também:
Suco de uva: Por que é tão recomendado?
Suco de uva integral
Ingredientes:
- 350 g de uvas vermelhas ou verdes sem caroços;
- Açúcar ou adoçante a gosto (opcional);
- 2 a 3 colheres de sopa de suco de limão natural e fresco;
- 1 pitada de sal;
- ½ xícara de água gelada;
- Cubinhos de gelo.
Modo de preparo:
Lavar as uvas em água fria; Colocar as uvas no liquidificador e adicionar o açúcar ou adoçante, no caso das frutas não estarem muito doces; Acrescentar a água gelada e bater até adquirir uma substância uniforme; Adicionar a pitada de sal e mexer. Espremer o suco de limão e misturar. Servir-se imediatamente.
Atenção: é importante consumir o suco natural de uva imediatamente depois do seu preparo porque a bebida perde logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficácia. Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.