Ciência comprova: Comer ovos diariamente faz bem à saúde

Ciência comprova: Comer ovos diariamente faz bem à saúde

O hábito de consumir ovos diariamente não faz mal à saúde e até traz diversos benefícios para o nosso corpo, como ajudar a controlar o colesterol, favorecer o ganho de massa muscular e prevenir doenças nos olhos.

O ovo ficou famoso por fazer mal à saúde porque sua gema é rica em colesterol, mas estudos recentes mostraram que o colesterol presente em alimentos naturais não prejudica a saúde, pois os alimentos processados é que desregulam o colesterol, como bacon, salsicha, presunto, linguiça, biscoitos recheados e fast food.

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Ciência comprova: Comer ovos diariamente faz bem à saúde

Quantos ovos podemos comer por dia?

Os estudos não chegam a um consenso na quantidade de ovos permitida por dia, mas consumir cerca de 2 a 4 unidades por dia faz bem para a saúde. Para pessoas com diabetes, recomenda-se o consumo de no máximo 1 a 2 unidades por dia, juntamente com uma alimentação equilibrada para manter os níveis de colesterol e glicemia adequados.

Ovos crus aumenta risco de infecção intestinal

Os ovos crus ou mal passados pode conter a bactéria Salmonela, que causa febre, vômitos e diarreias fortes, apresentando-se mais perigosa para crianças. Por isso, deve-se evitar o seu consumo mal passado como também consumir produtos que tenham ovos crus como ingredientes, como mousses, maioneses, coberturas e recheios de bolos.

Teste para saber se o ovo está bom

Ciência comprova: Comer ovos diariamente faz bem à saúde

Uma forma de saber se os ovos ainda estão bons para o consumo é colocando-os ainda inteiros num copo com água. Se eles boiarem é porque já contém muito ar em seu interior, e por isso estão velhos ou estragados e não devem ser consumidos. O ideal é consumir apenas o ovo que estiver no fundo do copo ou no meio da água.

Ovos de casca branca ou marrom trazem os mesmos benefícios à saúde, sendo importante na hora da compra observar apenas a qualidade da casca, que deve estar limpa, fosca e sem rachaduras. Já na hora do preparo, a clara deve estar espessa e viscosa e a gema firme e centralizada, sem se desfazer após a quebra da casca.

Benefícios do ovo

Além de não prejudicar o coração, outros benefícios são:

  • Aumenta a massa muscular, porque é uma boa fonte de proteínas;
  • Prevene doenças como câncer, por ser rico em antioxidantes, como triptofano e tirosina;
  • Diminui a absorção de colesterol no intestino, por ser rico em lecitina;
  • Previne o envelhecimento precoce, por ser rico em selênio, zinco e vitaminas A e E;
  • Combate anemia, por conter ferro e ácido fólico;
  • Protege a visão, por conter os antioxidantes luteína e zeaxantina;
  • Mantém a saúde dos ossos, por conter cálcio e fósforo;
  • Ajuda na formação da memória do feto e previne câncer de mama, por conter colina;

Exceções

O ovo só não deve ser consumido em casos de alergia à albumina, que é a proteína deste alimento que está presente na clara.