Colorau – Entenda os benefícios do consumo

Colorau – Entenda os benefícios do consumo

A base para preparação do colorau é o urucum, que pode ser encontrado principalmente na América do Sul, Caribe e outras áreas onde o clima é tropical ou subtropical.

Conhecemos o urucum graças aos índios, que usavam sua semente para pintar o corpo com a tinta vermelha. A erva também é muito usada em batons, e por conta disso, também é conhecida por árvore batom. Além disso, o urucum também é usado em indústrias de cosméticos e serve como corante natural para alimentos. No entanto, seus benefícios dele vão muito além, inclusive por conta de suas inúmeras propriedades benéficas para a saúde.

Para que serve e quais são as propriedades do colorau

Colorau – Entenda os benefícios do consumo

A erva é utilizada há milhares de anos para curar e prevenir doenças graves e até mesmo aquelas com menos riscos de saúde. Por conta disso, o urucum é considerada por muitos a erva do futuro.

A parte mais usada do urucum é vinda de suas sementes. Muitos não sabem, mas com certeza já comeram ou comem o urucum com frequência, pois ele é muito usado como corante natural nos alimentos; isso inclui queijos, manteigas, margarinas, bolos, bolachas, lanches, cereais, entre outros.

Já suas folhas possuem inúmeras propriedades medicinais, principalmente para a cura de doenças.

A cor do urucum se dá devido ao alto índice de bixina. Bixinas são ricas em carotenoides que também são encontrados em cenouras. O urucum possui entre 70% a 80% de bixina em sua composição. Uma curiosidade interessante é que quanto mais brilhante a mistura, mais contem bixina.

Benefícios do urucum para a saúde

– Visão saudável

Um dos benefícios advindos de seu alto índice de carotenoides é a habilidade de proteger os olhos contra raios UV. Além disso, ele funciona como um antioxidante para o sistema ocular, prevenindo cataratas e protelando a degeneração macular, mantendo a visão forte por anos e ajudando na prevenção de doenças oculares mais graves.

– Contra envelhecimento

Os carotenoides presentes no urucum também são ótimos antioxidantes. Outros compostos orgânicos como tocotrienois também têm a função antioxidante e funcionam em outras partes do corpo; por conta disso, o urucum é muito usado para o tratamento de pele.

Os antioxidantes previnem os sinais de envelhecimento lutando contra os radicais livres que destroem as células. Além disso, ele também protege a saúde em geral.

Alguns estudos ainda mostram que pessoas que comem carotenoides vindos de alimentos naturais como o urucum sofrem menos doenças crônicas e vivem mais tempo do que os que não o consomem.

– Anticâncer

Outro carotenoide encontrado na semente do urucum é a norbixina, que também é um antioxidante. Em pesquisas já realizadas, descobriu-se que a norbixina tem papel antimutagênico em células saudáveis expostas às células cancerígenas e radicais livres. Com isso, a prevenção de diversos tipos de cânceres pode ser mais um dos benefícios do urucum para a saúde.

– Ossos fortes

O urucum tem o poder de manter os ossos fortes devido à quantidade significativa de cálcio. Por isso, ele se torna importante para quem quer complementar a quantidade de cálcio diária recomendada. Vale lembrar que a osteoporose pode afetar qualquer pessoa, fazendo com que o mineral seja crucial na alimentação diária.

– Previne defeitos congênitos

A alta quantidade de ácido fólico é responsável por diversos benefícios do urucum para a saúde, entre eles a prevenção de defeitos do tubo neural em recém-nascidos.

Por conta disso, mulheres grávidas devem aumentar a ingestão de ácido fólico para ajudar na prevenção dessa condição.

– Melhor digestão

Devido ao alto índice de fibras presentes na semente e nas suas folhas, há excelentes benefícios do urucum para a digestão, promovendo uma melhor absorção dos nutrientes no organismo. As fibras também ajudam a diminuir o colesterol e controlar a diabetes, que pode ajudar também a equilibrar os níveis de insulina e glicose no sangue.

– Ajuda na perda de peso

Por possuir substâncias diuréticas, o urucum pode ser considerado um bom ajudante na perda de peso.

Outro fator que contribui para a perda de peso é o fato de ele equilibrar a insulina no sangue, e consequentemente baixar a glicose sanguínea, reduzindo assim a gordura corporal.

– Alívio de dores no estômago

O urucum é frequentemente utilizado para o tratamento de azia e outros desconfortos causados por infecções virais ou ocasionados somente por comidas mais apimentadas.