Colágeno: 10 benefícios para o nosso corpo

Colágeno: 10 benefícios para o nosso corpo

O colágeno é a proteína mais presente no nosso corpo, cerca de 25-35% da proteína total encontrado em músculos, ossos, pele, vasos sanguíneos, sistema digestivo e tendões e ajuda a dar à nossa pele força, elasticidade e substitui as células mortas.

10 BENEFÍCIOS DO COLÁGENO PARA O CORPO

Colágeno: 10 benefícios para o nosso corpo

Veja também:

Colágeno enrijecedor: 20 alimentos para reposição

1) Promove a elasticidade da pele

Com a idade, ocorre uma redução da elasticidade da pele, resultando em pele flácida e manchas. Consumir colágeno em cápsulas, caldos de ossos ou gelatina ajuda a reverter o quadro.

2) Diminui as rugas

As expressões faciais começam a se evidenciar no rosto com o passar dos anos. Exposição ao sol pode agravar os efeitos, resultando em linhas finas, rugas e flacidez. Injeções de colágeno não impedirão futuras rugas, mas o servirá para enchimento nas rugas com efeitos que podem durar meses. O tratamento não é permanente e terá que ser repetido se quiser manter resultados.

3) Tratamento de Cicatrizes

Ele também pode ser usado como um enchimento para cicatrizes, particularmente aquelas causadas ​​pela acne. Com o envelhecimento, as cicatrizes podem ser mais profundas e mais acentuadas. Injetar colágeno nas cicatrizes pode ajudar a minimizar ou até mesmo eliminar a sua aparência.

4) Dentes saudáveis

Ele pode ajudar a promover dentes saudáveis, unhas e cabelos fortes.

5) Reveste o intestino

Os aminoácidos encontrados nele têm o poder de acalmar e ajudar no revestimento do intestinal.

6) Desintoxicação do fígado

Ele é extremamente rico no aminoácido glicina. Este aminoácido é um ingrediente chave para a desintoxicar o intestino.

7) Saúde hormonal

A glicina é um importante precursor da glutationa, que é o antioxidante mais abundante do organismo e que equilibra o nível de estrogênio no corpo.

8) Músculos mais fortes

É prática comum para os atletas ingerir aminoácidos, com o objetivo de recuperarem mais rápido e melhorarem o desempenho. A fonte rica de aminoácidos encontrados no colágeno do caldo de ossos ou gelatina pode proporcionar a manutenção do tecido muscular em todo o corpo.

9) Regula a insulina

Alguns dos aminoácidos mais abundantes encontrados no colágeno mantêm a sensibilidade à insulina saudável. Nossa capacidade de permanecer sensível aos sinais associados à insulina é um fator importante para manter o estoque de gordura corporal em equilíbrio.

10) Suporte ósseo

Além da manutenção de articulações saudáveis, o colágeno compõe 90% da massa óssea. Ele fornece fácil digestão do cálcio, magnésio, fósforo, silício e enxofre que são essenciais para uma matriz óssea saudável.