Cobre – Conheça os benefícios deste mineral que ajuda na saúde do coração

Cobre – Conheça os benefícios deste mineral que ajuda na saúde do coração

O cobre é um mineral essencial para o organismo. Ele é um oligoelemento, elemento químico essencial para os seres vivos encontrado em baixa concentração nos organismos, porém de fundamental importância biológica.

O corpo humano não consegue produzir o cobre, ele é obtido por meio da alimentação. O cobre contribui na formação de algumas células sanguíneas, hormônios e enzimas antioxidantes, também contribui para a síntese de neurotransmissores, formação da bainha de mielina e regulação da expressão gênica. O cobre ainda ajuda a regular a quantidade de ferro no organismo e na formação de tecidos conjuntivos.

Benefícios do cobre

Cobre – Conheça os benefícios deste mineral que ajuda na saúde do coração
Cogumelos são fontes de cobre.

Para a pele

O cobre é bom para a pele por alguns motivos. Ele é importante para a formação de melanina, que desempenha um papel na pigmentação da pele, cabelos e olhos, impedindo, por exemplo, a formação de manchas de pele, melasma.

Para o cérebro

Muitas cuproenzimas, enzimas dependentes de cobre, são responsáveis por diversas reações essenciais para a função normal do cérebro e do sistema nervoso. Estas enzimas dependentes de cobre são responsáveis pela síntese de neurotransmissores. Além disso, a formação e manutenção da bainha de mielina, bainha protetora que cobre os nervos, é feita de fosfolípidos cuja síntese depende da atividade do citocromo c oxidase, enzima dependente de cobre. A forte ação antioxidante que o cobre proporciona indiretamente também irá prevenir doenças cerebrais degenerativas.

Para a imunidade

O cobre é essencial para que as pessoas tenham um bom aproveitamento da vitamina C. Esta vitamina aumenta a produção de glóbulos brancos, células que fazem parte do sistema imunológico e que tem a função de combater microrganismos e estruturas estranhas ao corpo. A vitamina C também aumenta os níveis de anticorpos no organismo. Assim, ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico, deixando nosso corpo menos suscetível a doenças. A poderosa ação antioxidante que o cobre proporciona indiretamente também age de forma positiva na imunidade.

Para o coração

O cobre é um mineral essencial para enzimas antioxidantes como a superóxido dismutase e a celuroplasmina, que impedem a ação dos radicais livres sobre a oxidação de lipídios, diminuindo o risco de doenças cardíacas, uma vez que as gorduras oxidadas podem levar ao entupimento de artérias.

Fontes de cobre

Fonte mg/100g
Cacau em pó 4,40 mg
Farinha de Soja 2,88 mg
Açúcar mascavo 2,41 mg
Lentilha 1,31 mg
Chocolate 1,21 mg
Amendoim torrado 1,10 mg
Aveia 1,00 mg
Amêndoa 1,00 mg
Brócolis 0,84 mg
Castanha-do-pará 0,66 mg
Cogumelo 0,65 mg
Carne bovina 0,65 mg
Amendoim cru 0,62 mg
Pão de centeio 0,61 mg
Arroz 0,58 mg
Ervilha verde 0,57 mg
Caranguejo 0,57 mg
Ovo de galinha, gema 0,57 mg
Rabanete 0,50 mg
Favas 0,50 mg
Cevada 0,50 mg
Alcachofra 0,50 mg