Clareamento dental – 4 procedimentos mais conhecidos

Clareamento dental – 4 procedimentos mais conhecidos

Existem diferentes tipos de clareamento dental que visam deixar os dentes mais claros. O procedimento é uma maneira de assegurar um sorriso mais bonito, harmonioso e livre das incômodas manchinhas causadas com o tempo. Vale mencionar ainda que, como consequência de tudo isso, ocorre o aumento da autoestima e do bom convívio social.

Tipos de clareamento dental

Clareamento dental – 4 procedimentos mais conhecidos

Clareamento a laser

Realizado especificamente em consultórios odontológicos, o clareamento a laser acontece de um jeito rápido e fácil. Nesse caso, é colocado sobre os dentes um gel com uma grande concentração de agentes clareadores e, posteriormente, aplica-se o laser.

Clareamento caseiro

Esse é um procedimento que requer um pouco mais de tempo do que o procedimento realizado em consultórios. Aqui, o processo ocorre por meio de um molde dental de silicone que é colocado nos dentes, diariamente, junto com um gel clareador. O tempo de tratamento e a quantidade de produto utilizada dependem de cada caso e, por isso, é importante a orientação de um profissional.

Fitas clareadoras

Normalmente encontradas em farmácias, as fitas clareadoras são opções que contêm uma baixa quantidade de peróxido de hidrogênio, que atua como um agente clareador. As fitas nada mais são do que adesivos que são colocadas nos dentes e ficam agindo por um determinado tempo. Esse período e também o tempo de tratamento devem ser seguidos de acordo com o fabricante ou um dentista especializado.

Clareamentos com métodos caseiros

Existem métodos para clarear os dentes que utilizam soluções caseiras.

  • Bicarbonato de sódio: encontrado com facilidade em drogarias e supermercados,  é um elemento utilizado especialmente na cozinha. Ele é uma substância abrasiva e, ao ser passado pelo dente, remove a camada superficial de manchinhas. No entanto, o seu uso deve ser controlado, uma vez que em excesso pode provocar o desgaste do esmalte dentário.
  • Casca de banana: assim como no caso anterior, a casca de banana atua como um agente abrasivo, uma vez que contém ácidos naturais. Quando esfregados antes da escovação sobre os dentes, os ácidos removem a camada superficial de sujeira, deixando o sorriso com um aspecto mais claro.
  • Casca de laranja: na parte branca da casca de laranja existe uma substância chamada d-limoeno. Quando esfregada sobre os dentes, ela ajuda a remover manchas e, assim, tornar os dentes mais claros.