Hoje em dia é bastante comum submeter-se a procedimentos cirúrgicos, mesmo que para pequenas remoções de sinais. Quando estamos com uma cirurgia marcada, é normal que apareçam dúvidas do que colocar na bagagem. Afinal, ninguém quer que falte nada, mas também não quer e não pode levar a casa toda na mala. Para facilitar a vida, é importante fazer uma prévia preparação para que não fique faltando nada que seja necessário. Vejamos algumas dicas do que é preciso levar em caso de cirurgia.
Documentação

A documentação é uma das primeiras coisas que precisa ser separada. Além de um documento oficial com foto, o paciente deve levar a carteirinha do plano de saúde, exames solicitados previamente pelo seu médico (inclusive termo de ciência e de consulta pré-anestésica). O acompanhante do paciente também deve portar uma identificação com foto.
Itens necessários
Na mala, o paciente deve colocar apenas itens essenciais: material de higiene pessoal (shampoo, sabonete, escova de dente, creme dental, desodorante, etc.) e roupas confortáveis. É importante se lembrar de que durante a cirurgia e a internação, o paciente usará uma vestimenta fornecida pelo hospital. Essa roupa confortável é para o momento da alta. Mas, caso seja da preferência, podem ser usadas camisolas com abertura na frente.
Objetos pessoais
Se o paciente estiver fazendo uso de qualquer medicação, deve levá-la para o hospital, avisando ao médico, que decidirá que conduta adotar com esse remédio. Deixe em casa objetos de valores como joias. E não coloque na mala, aquilo que não vai usar.
Orientações do hospital onde fará a cirurgia
Geralmente, os hospitais fornecem um checklist com orientações que precisam ser atendidas por quem irá ser internado. Embora esses procedimentos sejam comuns, pode haver diferenças de um hospital para outro. Assim, nunca é demais certificar-se sobre cada uma das diretrizes, mesmo que já se tenha bastante experiência com essas coisas.