Check-up na Terceira idade – Conheça os exames indispensáveis

Check-up na Terceira idade – Conheça os exames indispensáveis

Ter mais de 60 anos não significa mais o fim da vida profissional e pessoal: hoje em dia, com os avanços da medicina, a “melhor idade” continua sendo muito ativa. Porém, para isso é importante estar de olho na saúde e conhecer quais são os exames para um check-up nessa faixa etária.

Exames de rotina mais importantes para quem já passou dos 60 anos

Check-up na Terceira idade – Conheça os exames indispensáveis

1. Hemograma completo

O hemograma completo permite o diagnóstico de anemias, infecções, doenças autoimunes e até mesmo alguns tipos de câncer, como as leucemias. Por meio dele se pode verificar a quantidade e a funcionalidade das células que compõem o sangue.

2. Perfil lipídico

Também conhecido como lipidograma, permite que se conheçam os níveis de colesterol LDL (“ruim”), colesterol HDL (“bom”), triglicerídeos e colesterol total de um paciente.

3. Glicemia em jejum

Esse é um exame que mede a taxa de glicose (açúcar) no sangue, permitindo o diagnóstico e tratamento da melhor forma, em quadros de diabetes ou pré-diabetes.

4. Outros exames de sangue

  • Ureia e creatinina: mostram o funcionamento dos rins, revelando problemas como a insuficiência renal;
  • Transaminases: são enzimas que podem indicar a presença de problemas no fígado;
  • TSH: permite a detecção de disfunções na produção dos hormônios da tireoide;
  • Albumina: indica a condição nutricional do paciente;
  • PSA: trata-se do antígeno prostático específico, que revela possíveis problemas na próstata em homens;
  • 25-hidroxi-vitamina D: mostra possíveis deficiências dessa vitamina, o que aumenta o risco de osteoporose.

5. Densitometria óssea

Exame de imagem que indica perda de massa óssea, importante para a prevenção de osteoporose e a redução dos riscos de fraturas.

6. Mamografia

Exame seja indicado a partir dos 35 anos, recomenda-se fazer uma mamografia a cada dois anos em mulheres de 50 a 69 anos.

7. Exames ginecológicos

Independente de terem vida sexual ativa ou não, recomenda-se que as mulheres façam o Papanicolau e o exame de toque ginecológico anualmente até os 70 anos.

8. Exame de próstata

O toque retal deve ser feito anualmente por homens a partir dos 50 anos. Ele é muito importante para a detecção de alterações perigosas, como um câncer de próstata.

9. Colonoscopia

Trata-se de um exame de imagem do intestino grosso que permite o diagnóstico de lesões iniciais ou mesmo de um câncer colorretal já instalado. É indicado para homens e mulheres a partir dos 50 anos.

10. Eletrocardiograma

É um exame importante para se detectar a presença de problemas no coração, que estão entre as principais causas de morte de idosos.

11. Teste de esforço

Também conhecido como teste ergométrico, trata-se do exame feito durante exercícios executados em uma esteira ou bicicleta para verificar a capacidade cardíaca e a presença de doenças cardiovasculares.

12. Radiografia de tórax

Esse exame de raios X permite a detecção de lesões indicativas de câncer de pulmão e também de pneumonia, uma doença que pode ser fatal na terceira idade.