Chá verde diminui deficiências na terceira idade

Chá verde diminui deficiências na terceira idade

O chá verde pode reduzir as deficiências em idosos. Porém, para que ele faça o efeito desejado, o consumo deve seguir uma regularidade. A notícia foi dada com a divulgação de um estudo feito pela Escola de Medicina da Universidade Tohoku, no Japão.

De acordo com os pesquisadores, o chá verde contém substâncias químicas antioxidantes que evitam os danos celulares ligados a determinadas doenças. Porém, antes de começar a consumir o chá verde, é importante que o médico seja consultado. Isso porque ele possui altas doses de cafeína e pequenas quantidades de vitamina K. Se ingerido em excesso, pode impedir o efeito de certos medicamentos relacionados a coagulação do sangue.

O estudo

Um grupo de 14 mil adultos, com mais de 65 anos, foram acompanhados pelos pesquisadores durante três anos. Os grupos foram separados entre os que tomavam mais chá e outros que tomavam menos. Os participantes que ingeriram mais chá verde foram os menos propensos a desenvolver incapacidade funcional. Esse avanço foi percebido na realização de tarefas diárias, como tomar banho ou se vestir, por exemplo, ou em funções cognitivas, como lembrar de algo.

A ingestão maior de chá verde também diminuiu as chances de desenvolver deficiências. Os pesquisadores também notaram que 13% dos adultos que ingeriram menos de uma xícara de chá verde por dia tornaram-se funcionalmente incapacitados, além de ter aumentado em 25% o risco de desenvolver deficiências.

Chá verde diminui deficiências na terceira idade

Benefícios do chá verde para a saúde

O chá verde contém quantidades importantes de manganês, potássio, ácido fólico, vitamina K, vitamina C , vitamina B1 e a vitamina B2, nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo. Por ser uma erva rica em antioxidantes, ele protege as células do organismo; combate o colesterol; retarda o envelhecimento celular; previne doenças do coração, além de vários tipos de câncer.

Veja também:

Como desacelerar o envelhecimento

Por ter cafeína, ele também ajuda a aumentar a concentração mental e, por isso, deve ser tomado na parte da manhã. A bebida também é boa para a pele, pois ajuda a hidratar, rejuvenescer e deixa-la mais brilhante e saudável. Gestantes, indivíduos com hipertensão, glaucoma e doenças psiquiátricas devem evitar o consumo. Pois pode trazer consequências negativas.