Chá verde – Benefícios que confirmam sua fama

Chá verde – Benefícios que confirmam sua fama

Assim como o chá-preto e o chá branco, o chá-verde é feito a partir das folhas da Camellia sinensis — planta nativa do Oriente. O que difere esses três tipos de bebidas é o processo de preparação de cada um, que proporciona aroma, textura, sabor e propriedades medicinais distintas.

A forma de obtenção do chá-verde mantém seus nutrientes e um médio teor de cafeína. A ação antioxidante da planta é a principal responsável por proporcionar muitos benefícios para o organismo.

Originário da China, o chá foi levado ao Japão pelos monges que viajavam entre os dois países. Muito popular na região, começou a ser consumido com maior frequência no ocidente há pouco tempo. A bebida tem muitas sutilezas de aromas, com nuances mais frutadas, florais ou herbáceas, e sabor levemente amargo.

Benefícios do chá verde

Chá verde – Benefícios que confirmam sua fama

Combate o colesterol

O chá-verde ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue. Dessa forma, a bebida melhora a saúde do coração e reduz o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Ajuda no emagrecimento

A cafeína e outros antioxidantes presentes no chá-verde aceleram o metabolismo e favorecem o gasto de energia pelo organismo. Assim, o corpo queima mais gordura, culminando na perda de peso. Mas é claro que para isso, é importante manter, também, uma alimentação saudável.

Funciona como um antioxidante natural

Por ser rico em polifenóis — substâncias que combatem os radicais livres do corpo —, como catequinas e flavonoides, a bebida impede o avanço do envelhecimento celular e o desenvolvimento de doenças.

Reduz o risco de câncer

O dano oxidativo contribui para o desenvolvimento de câncer, como de próstata, mama, pele, pulmão e outros. Por isso, o alto valor de antioxidantes presentes no chá tem um efeito protetor das células.

Reduz o risco de diabetes tipo 2

Esse tipo de diabetes envolve altos níveis de açúcar no sangue, resultantes de alguma resistência do organismo à insulina ou causados pela incapacidade de produzi-la. O chá-verde melhora a sensibilidade à insulina e, consequentemente, reduz a chance de desenvolver a doença.

Estimula o cérebro

Além de evitar o AVC e as doenças degenerativas, o chá-verde estimula as funções cerebrais, graças à cafeína. Assim, você fica mais disposto durante o dia e consegue trabalhar com mais foco e atenção.