Chá de Picão – Conheça 10 indicações e como fazer

Chá de Picão – Conheça 10 indicações

Muito comum nas regiões tropicais e subtropicais, a planta conhecida como picão é normalmente tratada como uma praga. Essa planta é famosa devido ao fato de suas sementes se “agarrarem” nas roupas. A erva é anual e possui caule ereto, quadrangular e chega a apenas 1,5 cm de altura. Suas folhas são pecioladas, opostas e podem alcançar 10 cm de comprimento, sendo membranosas, simples ou decompostas. Facilmente encontrada na América do Sul, África, Caribe e Filipinas, a planta denominada picão tem longa história de aplicações medicinais entre os nativos do Amazonas e regiões próximas.

Quais São os Benefícios do Chá de Picão?

Chá de Picão – Conheça 10 indicações

Auxilia no Tratamento de Doenças Hepáticas

Um dos principais Benefícios do Chá de Picão é que ele pode ser auxiliar no tratamento de doenças hepáticas, incluindo icterícia e hepatite.

Combate o Diabetes

Os princípios ativos contidos nesta planta também exercem um papel importante para o equilíbrio das taxas de glicose na corrente sanguínea, contribuindo para a prevenção e tratamento do diabetes.

Evita a Retenção de Líquidos

Por ser muito diurético, o chá de picão também contribui para evitar a retenção de líquido pelo organismo, combatendo inchaços e demais desconfortos, sobretudo abdominais.

Auxilia no Tratamento de Infecções

Entre os Benefícios do Chá de picão, está o fato de ele atuar no tratamento natural de diversos tipos de infecção, tais como: de garganta, na urina, no estômago, corrimentos vaginais, etc.

Previne e Combate Úlceras

Por ser rico em substâncias que favorecem a atividade digestiva, o picão também atua na prevenção e tratamento de úlceras estomacais, já que esta planta trabalha de forma eficaz no controle dos ácidos do estômago.

Previne o Câncer

Outra das propriedades medicinais do picão diz respeito ao fato de ele prevenir o surgimento do câncer nos mais variados órgãos do corpo, atuando também na inibição do crescimento de tumores já existentes.

Trata Alergias

As substâncias contidas no picão são de grande auxílio no tratamento de alergias de vários tipos, principalmente aquelas causadas pela ação de bactérias.

Favorece a Digestão

Favorece os processos digestivos, evitando prisão de ventre, complicações gastrointestinais etc.

Combate a Tosse

O chá de picão é muito rico em propriedades expectorantes e anti-inflamatórias, exercendo um papel fundamental para o tratamento de tosse e dores de garganta.

Receita do Chá de Picão

Para usufruir dos benefícios proporcionados por esta planta medicinal, nada melhor que caprichar na preparação dos chás. Vale lembrar que ele pode ser ingerido e também utilizado para banhos e compressas.

Ingredientes:

  • 1 colher de sobremesa de folhas de picão;
  • 1 xícara de chá de água.

Preparo:

  • Ferver a água;
  • Desligar o fogo e acrescentar as folhas de picão;
  • Deixar a mistura descansar por cerca de 5 minutos, até que as propriedades da planta sejam bem absorvidas pela água;
  • Esfriar, coar e beber.

Contraindicações Quanto ao Uso

  • De forma geral, os especialistas recomendam que, pelo fato da planta conter uma certa quantidade de cafeína, ele não é indicado para pessoas que sofrem alguma intolerância quanto a esta substância;
  • Mulheres em fase de gestação também não devem fazer uso deste chá.

Não se deve interromper nenhum tratamento orientado pelo médico para seu uso, além de ser importante informa-lo da decisão de consumi-lo.