Chá de Limão com Gengibre – Termogênico e eficaz no combate aos radicais livres

Chá de Limão com Gengibre – Termogênico e eficaz no combate aos radicais livres

O gengibre e o limão combinam muito e já são utilizados em muitas receitas. Ao ser feito como chá, pode trazer vários benefícios para a saúde, principalmente na prevenção de gripes, e resfriados, bem como no emagrecimento.

Esse chá ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, o que se deve à presença da vitamina C no limão e à ação termogênica e anti-inflamatória do gengibre. Trata-se de um chá antioxidante e pouco calórico, ideal para consumo no dia a dia.

Benefícios do chá de gengibre com limão

Chá de Limão com Gengibre – Termogênico e eficaz no combate aos radicais livres

Os principais benefícios estão relacionados à quantidade de antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres, responsáveis pelo processo de envelhecimento do corpo. Trata-se de um chá com efeito diurético, que elimina toxinas e excessos do organismo, trabalhando em conjunto com o sistema linfático. O gengibre e o limão colaboram para a liberação de enzimas do estômago e duodeno e aumento do tônus muscular do intestino, eliminando resíduos que possam estar acumulados na região.

O efeito termogênico desse chá ajuda a acelerar o metabolismo, o que está diretamente ligado com a queima de gorduras. A quantidade de fibras fornecidas por esse chá gera a sensação de saciedade, diminuindo as porções de comida, bem como controlando aquelas compulsões por alimentos fora de hora. Um benefício um pouco diferente é o alívio da cólica menstrual, o que se deve ao seu efeito anti-inflamatório.

1. Receita de chá de limão com casca e gengibre

Ingredientes:

  • ½ litro de água quente;
  • 2 colheres de sopa de raiz de gengibre ralada;
  • ½ limão com casca.

Modo de preparo:

Levar a água para aquecer, então colocar o gengibre ralado. Deixar por 5 minutos e depois adicionar o limão. Levar essa mistura para bater no liquidificador e servir morno. Se quiser adoçar com mel para melhorar o sabor.

2. Receita de chá de limão com gengibre

Ingredientes:

  • 1 xícara de água filtrada;
  • 1 rodela de gengibre;
  • 1 limão espremido.

Modo de preparo:

Levar a água para aquecer até criar bolhas de ar. Em seguida, colocar a rodela de gengibre e deixe por 5 minutos. Coar e espremer o suco de limão. Adoçar com mel e servir em jejum.

Dicas

A utilização da casca do limão no preparo do chá é interessante, pois a casca é rica em fibras, o que ajuda a aumentar o efeito de saciedade. O chá pode ser consumido por qualquer pessoa, não havendo contraindicação. Na dúvida, entrar em contato com o médico ou nutricionista.