Chá de Jasmim – Antibacteriano

Chá de Jasmim - Antibacteriano

O jasmim é uma planta medicinal, também conhecida como Jasmim-amarelo, Jasmim-branco, Jasmim-da-china ou Jasmineiro, muito utilizada para reduzir o estresse por causa do seu efeito relaxante.

O seu nome científico é Jasminum officinalis e pode ser comprado em lojas de produtos naturais, feiras livres e farmácias de manipulação. Além disso, é possível encontrar sachê de jasmim em alguns mercados.

Para que serve o jasmim

Chá de Jasmim - Antibacteriano

1. Emagrecimento

Poderoso antioxidante, o chá ajuda a acelerar o metabolismo, fazendo com que a queima de calorias seja mais acelerada.

2. Reforça a imunidade

Por apresentar uma alta quantidade de antioxidantes, como as catequinas e teaflavinas, o chá de jasmim impede a ação dos radicais livres no organismo.

3. Coração mais forte

A ingestão regular desse chá ajuda a manter o sistema cardiovascular mais forte, pois as catequinas auxiliam na prevenção da oxidação do colesterol ruim, o que pode inflamar as artérias.

4. Prevenção do câncer

Os polifenóis, como o epigalocatequina galato (EGCG), estão presentes neste chá, sendo excelentes coadjuvantes para evitar o câncer de mama, pulmão entre outros.

5. Antibacteriano

O chá de jasmim é conhecido por sua capacidade antibacteriana, sendo o consumo do seu óleo concentrado utilizado como um antibiótico natural, mais potente.

Propriedades do jasmim

As propriedades do jasmim incluem sua ação afrodisíaca, anti-séptica, calmante, emoliente, rejuvenescedora, relaxante e revigorante.

Modo de uso do jasmim

As partes utilizadas do jasmim são sua flor e óleo essencial, que servem para fazer cremes, óleos e chá.

Chá de jasmim

Ingredientes:

  • 1 colher (chá) de jasmim
  • 1 xícara (chá) de água

Modo de Preparo:

Ferver a água e despejar sobre a erva. Abafar a xícara por cerca de dois ou três minutos, coar e tomar em seguida.