Chá de jaramataia – Indicação popular para vários usos

Chá de jaramataia - Indicação popular para vários usos

Jaramataia é uma planta comum na caatinga, no nordeste brasileiro. E, de uns tempos para cá, tem sido muito divulgada como sendo medicinal e que ajuda até no tratamento contra o câncer. Algumas universidades estão estudando os potenciais medicinais desta plantinha de nome simpático.

Jaramataia – A planta

Chá de jaramataia - Indicação popular para vários usos

A jaramataia é uma planta arbustiva, do clima seco da caatinga, que dá uns frutos pequenos, pretos quando maduros, a Vitex gardneriana da família Verbenaceae. Hoje é considerada uma planta medicinal pela população nordestina e é procurada no país todo.

Estudos em andamento

Na Universidade de Brasília, a jaramataia já é objeto de estudos há algum tempo. Estudos demonstraram a existência de compostos antioxidantes e antiinflamatórios nas folhas da Vitex gardneriana.

Em 2008, a mesma pesquisa estudou a toxicidade da Vitex e concluiu que não há riscos no seu uso assim como se confirmaram os efeitos farmacológicos nos extratos das folhas, que apresentaram ações anti-edematogênicas, antinociceptivas e sedantes. Os resultados encontrados corroboram a utilização popular de Vitex gardneriana e sugerem um excelente potencial terapêutico.

Indicações de uso da jaramataia

● Hipertensão arterial
● Próstata
● Nódulos nas mamas
● Cicatrização operatória
● Dores na coluna
● Mioma uterino
● Bursite
● Cálculo rena

Para a preparação do chá de jaramataia

Colocar uma colher de sopa de folhas de jaramataia em 2 litros de água em ebulição, abafar, coar e tomar durante o dia (conservar na geladeira). Tomar 200 ml em jejum e antes de dormir.