Popularmente, a espinheira santa é utilizada há muito tempo para tratar problemas digestivos e combater a úlcera. E graças às suas propriedades laxantes e diuréticas, a espinheira santa tem sido muito utilizada recentemente como auxiliar do emagrecimento.
Motivos pelos quais Espinheira Santa Emagrece

– Efeito Laxante
Embora não seja acentuado, o efeito laxante da espinheira santa melhora o funcionamento do intestino e auxilia na eliminação de resíduos da digestão e toxinas acumuladas. Ao combater a prisão de ventre, a espinheira santa emagrece. A planta ajuda a melhorar o aspecto distendido do abdômen, que pode também estar relacionado ao excesso de gases (outra condição melhorada através do uso da planta).
Essa propriedade deve-se à presença de mucilagens, um tipo de fibra que absorve muita água e aumenta em volume em pouco tempo. Podemos dizer que as mucilagens são semelhantes a uma esponja, absorvem água no estômago e intestino e passam a atuar como uma vassoura, acelerando os movimentos intestinais (peristálticos) e removendo os detritos alimentares presos na parede do intestino.
– Ação diurética
A espinheira santa apresenta em sua composição uma grande concentração de triterpenos, terpenos, taninos e flavonoides, compostos que atuam diretamente nos rins, facilitando a eliminação do excesso de líquidos e contribuindo para diminuir o inchaço.
– Melhora na digestão
A espinheira santa melhora o funcionamento do sistema digestivo como um todo, inclusive evitando a formação de gases e fortalecendo a função hepática.
Outros benefícios da Espinheira Santa
- Gastrites, úlceras, azia e dores estomacais;
- Asma;
- Ferimentos (a espinheira santa é um ótimo cicatrizante natural);
- Enfermidades do fígado;
- Tumores;
- Melhora a digestão;
- Possui ação antisséptica.
Como Fazer o Chá de Espinheira Santa
Colocar uma colher de sobremesa de folhas de espinheira santa em uma xícara de chá. Acrescentar água fervente e tampar. Deixar abafar por 5-10 minutos e então coar. Tomar sem açúcar e sem adoçante.