Chá de Arruda – Benéfica para tratar varizes e mais

Chá de Arruda – Benéfica para tratar varizes e mais

A arruda é uma planta medicinal aromática, que carrega um cheiro intenso e é originária da Europa. Ela também é conhecida pelos nomes de arruda-fedida, arruda-doméstica, arrudas-dos-jardins e ruta-de-cheiro-forte.

Benefícios do chá de arruda

Chá de Arruda – Benéfica para tratar varizes e mais

Vamos conferir a partir de agora importantes benefícios do chá de arruda para a saúde e boa forma.

1. Boa contra varizes

A rutina presente na arruda é responsável por aumentar a resistência dos vasos sanguíneos, evitando rupturas. Por isso a planta é utilizada no tratamento contra varizes. Contudo, o uso da arruda deve ser tópico.

2. Ação analgésica

A planta que dá origem ao chá é composta por uma substância chamada quercetina, um flavonoide com ação antioxidante, que tem propriedades analgésicas, ou seja, que combatem a dor.

3. Alívio da ansiedade

O óleo essencial da arruda é composto por substâncias chamadas de undecanona, metilnonilcetona e metiletilcetona. Elas oferecem propriedades calmantes ao serem aspiradas, que podem ajudar a diminuir os níveis de ansiedade.

4. Normalização do ciclo menstrual

A arruda pode contribuir neste sentido por estar associada ao efeito de estimular a menstruação. Entretanto, é importante checar com o médico antes de utilizar o chá para estes benefícios.

5. Qualidade do sono

Para quem fica “aceso” durante a noite e não consegue dormir, dificultando seu descanso e sua recuperação de energia para executar as tarefas do dia seguinte, o chá de arruda também pode ajudar. Ele possui propriedades calmantes, que podem diminuir a agitação na hora de dormir e tornar mais fácil a tarefa de pegar no sono.

6. Colabora com o tratamento de condições de saúde

A arruda pode colaborar com o tratamento de problemas de saúde como dores de cabeça e cistos.

Entretanto, não deixar de consultar o médico antes de utilizar o chá de arruda como auxiliar no tratamento desses problemas, para se certificar de que ele é realmente apropriado e seguro para o caso. E não deixar de seguir todas as orientações dadas por ele para lidar com as condições citadas acima.

7. Sistema digestivo

A planta é conhecida por trazer um efeito tônico ao sistema digestivo e aliviar sintomas desconfortáveis como gases e cólica.

8. Gota e reumatismo

O chá de arruda não cura essas doenças. Entretanto, a planta utilizada no preparo da bebida ajuda a amenizar as dores provenientes dos sintomas físicos da gota e do reumatismo.

9. Efeito antibacteriano

Por conta dessa propriedade da planta medicinal, o chá de arruda pode ser utilizado como um auxílio à prevenção contra infecções causadas por bactérias.

10. Propriedades antiespasmódicas

Graças à sua ação antiespasmódica, a arruda pode contribuir com a amenização de cólicas menstruais e dores musculares.

Como fazer chá de arruda 

Ingredientes: 

  • 1 colher de sobremesa de folhas de arruda;
  • Água fervente.

Modo de preparo:

  1. Colocar as folhas de arruda dentro de uma xícara de chá;
  2. Acrescentar a água fervente e cobrir o recipiente;
  3. Deixar descansar até esfriar e atingir uma temperatura apropriada para o consumo. Finalmente, coar o chá e servir.