Cereja – Motivos para comer o ano todo

Cereja – Motivos para comer o ano todo

A cereja é uma fruta bastante consumida durante épocas de festas de fim de ano, pois ajuda a deixar a mesa da refeição ainda mais completa e colorida, ou somente para colocar como decoração em bolos de festas.

O que poucos sabem é que ela é ideal para comer com mais frequência, pois além do sabor delicioso, possui muitos nutrientes saudáveis, antioxidantes e vitaminas essenciais que a fazem uma excelente opção para o lanche.

Benefícios da Cereja

Mesmo sendo uma fruta pequena, são inúmeros os benefícios da cereja para a boa forma e saúde. Segue abaixo alguns deles para que você compreenda para que serve a cereja:

  1. Melhora a qualidade do sono

O consumo da fruta ou do suco da fruta não só ajuda com melhores níveis de melatonina, mas também auxilia em um melhor tempo e qualidade de sono.

  1. Atua contra envelhecimento, doenças neurológicas e câncer

As cerejas promovem o antioxidante fenólico poli-flavonoide como a luteína, zeaxantina e o betacaroteno, que atuam no combate aos radicais livres e algumas espécies de reações de oxigênio, combatendo o envelhecimento, doenças neurológicas, condições de pré-diabetes e alguns cânceres, que também são prevenidos por conta das fibras, vitamina C, e das antocianinas presentes na cereja.

  1. Atua contra artrite, gota, fibromialgia e lesões

Algumas pesquisas mostram que a fruta pode atuar como um anti-inflamatório combatendo artrite, gota, fibromialgia, e lesões.

  1. Reduz a dor muscular

Atletas que consumiram o suco de cereja antes de uma corrida de longa distância sentiram menos dores do que os que não consumiram, isso graças às propriedades e benefícios da cereja antioxidantes e anti-inflamatórios, que auxiliam no dano muscular e nas dores.

  1. Diminui o risco de AVC

A cereja pode ativar os receptores ativados de peroxissoma nos tecidos do corpo. Esses receptores, também conhecidos como PPAR, ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas.

  1. Protege contra a diabetes

A cereja possui um índice glicêmico baixo se comparado ao de outras frutas que pessoas com diabetes devem evitar. As cerejas frescas têm o índice glicêmico de 22 apenas.

  1. Melhora a memória

Também por causa dos antioxidantes presentes na cereja, a fruta é considerada pela Associação do Alzheimer como uma das melhores para a memória.

Outros benefícios da cereja

Cereja – Motivos para comer o ano todo

  1. Possui muita água em sua composição, deixando o corpo hidratado e a pele macia;
  2. Possui efeito laxante e faz uma limpeza completa no organismo, eliminando todas as toxinas e líquidos retidos em variadas partes do corpo;
  3. Suas fibras ajudam na melhora do trânsito intestinal;
  4. Além de abaixar as taxas de ácido úrico, aliviar sintomas da gota, a fruta também combate a hipertensão, mantendo a pressão arterial normal;
  5. Por ser rica em ferro, a cereja combate a anemia e consequentemente, evita a perda de cabelos;
  6. Também reduz problemas de pele como acnes e ictiose vulgar;
  7. Nutrientes presentes também ajudam e contribuem para um cabelo mais saudável;
  8. Ingredientes da fruta são usados em muitos produtos de beleza devido a suas qualidades de clareamento de pele, ajudando a promover uma pele mais saudável e brilhante.
  9. Muitas vezes, o sumo da fruta é mais eficaz que aspirina para combater algumas dores, entre elas a enxaqueca.

Propriedades da Cereja

A cereja possui muitos nutrientes importantes para o organismo, como Vitamina C, ácido fólico, betacaroteno, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e flavonoides.

A fruta também é fonte de zinco, ferro, potássio, manganês e cobre. O potássio é um mineral saudável para o coração e um importante componente que regula a frequência cardíaca e a pressão arterial. São frutas pouco calóricas ricas em fito químicos, vitaminas e minerais. a cereja

Tabela Nutricional Valores a cada unidade
Calorias (Valor Energético) 3,5 kcal
Carboidratos 0,85 g
Proteínas 0,07 g
Gorduras Totais 0,02 g
Gorduras Saturadas 0 g
Fibra Alimentar 0,11 g
Sódio 0, 21 mg