A cenoura e seus 10 benefícios para o organismo

A cenoura e seus 10 benefícios para o organismo

Na cenoura você encontra uma série de vitaminas e nutrientes essenciais para o organismo, rica em Betacaroteno, trás muitos outros benefícios.

A cenoura é muito consumida por sua diversidade no preparo, pode ser consumida crua, cozida, em sopas e bolos.

Benefícios da cenoura

A cenoura e seus 10 benefícios para o organismo

1 – Melhora a visão

Protege contra a degeneração ocular e contra catarata, muito comum nos idosos, comer cenouras reduz em 40% esse risco. Além disso, previne várias outras doenças oculares e melhora a visão noturna.

2 – Previne do câncer

A cenoura contém falcarinol e falcarindiol que é um pesticida natural que protege as raízes de doenças fúngicas, reduz o risco do câncer do pulmão, da mama e do cólon.

3 – Retarda o envelhecimento

Por conter muito betacaroteno age contra danos celulares, ajudando a retardar o envelhecimento das células. Age contra os raios ultravioletas, retardando o envelhecimento, previne a acne, ajuda a pele seca e melhora a aparência da pele deixando-a macia e sedosa.

4 – Possibilita um bronzeado saudável à pele

A cenoura é um excelente aliado para ficar bronzeado sem danificar a pele, tomar um copo de suco todos os dias durante um mês antes do verão vai ajudar a pegar aquela cor e ainda conservar o bronzeado por mais tempo.

5 – Contribui para a saúde do coração

Contêm betacaroteno, alfa-caroteno e luteína. Comer pequenas porções de cenouras por dia ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas, além de reduzir os níveis de colesterol do organismo.

6- Melhora a digestão

Contendo grande quantidade de fibras, mantém o sistema digestivo funcionando em perfeita ordem, ajudando a limpar o cólon e acelerar o movimento dos resíduos, provocando  a sensação de saciedade, fazendo com que se acabe comendo menos portanto é uma excelente aliada na dieta. Também reduz a gordura no fígado e na bílis.

7 – Tonifica os cabelos e ajuda a crescer mais rápido

Por ter grande quantidade de vitamina A e carotenoides torna os cabelos mais fortes, hidratados e brilhantes.

8 – Fortalece o sistema imunológico

Além da vitamina A, a cenoura possui muitos sais minerais, como o Iodo que estimula a tireoide, uma glândula importantíssima para o nosso organismo por ser responsável pelos processos de crescimento, nutrição, estimulando o cérebro e equilibrando o funcionamento de outras glândulas.

9 – Previne acidente vascular cerebral

Comer uma cenoura por dia reduz  em até 68% o risco de um avc. Quem tem níveis mais elevados de betacaroteno no organismo, têm a melhor taxa de sobrevivência em caso de um derrame.

10 – Melhora a saúde bucal

Ao ingerir a cenoura crua, ela remove e raspa a placa bacteriana e retira os alimentos e partículas dos dentes, estimula as gengivas e aumenta a  saliva que por ser alcalina, equilibra as bactérias da boca, os minerais presentes nas cenouras evitam danos aos dentes.