10 possíveis causas de formigamento nas pernas e pés

10 possíveis causas de formigamento nas pernas e pés

O formigamento nas pernas e nos pés pode acontecer simplesmente por se posicionar mal o corpo ou pode ser sinal de doenças como hérnia de disco, diabetes ou esclerose múltipla, ou ainda acontecer devido a uma fratura num membro ou a uma mordida de um animal. 

Motivos que causam formigamento no corpo

10 possíveis causas de formigamento nas pernas e pés

1. Mau posicionamento do corpo

Uma das causas mais comuns que provocam formigamento nas pernas e nos pés é ficar sentado, deitado ou parado na mesma posição durante muito tempo, como por exemplo, ficar sentado em cima de uma perna, provocando má circulação e compressão do nervo no local.

2. Hérnia de disco

A hérnia de disco é uma saliência do disco intervertebral que causa sintomas como dor nas costas e dormência na coluna, que pode irradiar até às pernas e dedos dos pés e causar formigamento.

3. Poli neuropatia periférica

A poli neuropatia periférica consiste em alterações nos nervos do corpo, fazendo com que se sinta muita dor, formigamento, falta de força ou ausência de sensibilidade em algumas regiões específicas do corpo.

4. Ataques de pânico, ansiedade e estresse

Situações de estresse e ansiedade extremos podem provocar sintomas como formigamento das mãos, braços, língua e pernas, podendo ser acompanhados de outros sintomas como suores frios, palpitações cardíacas e dor no peito ou na barriga.

5. Esclerose múltipla

A esclerose múltipla é uma doença crônica que se caracteriza por uma inflamação, onde são destruídas as camadas de mielina que recobrem e isolam ou neurônios, prejudicando assim a transmissão de mensagens que controlam os movimentos do organismo como falar ou andar, levando à invalidez. Além de provocar a sensação de formigamento nos membros, nesta doença também se podem manifestar movimentos involuntários nos músculos e dificuldade para caminhar.

6. Beribéri

O Beribéri é uma doença ocasionada pela deficiência em vitamina B1 que pode causar sintomas como cãibras musculares, visão dupla, confusão mental e formigamento nas mãos e nos pés.

7. Fraturas 

Durante o tratamento de uma fratura, como o membro fica muito tempo imobilizado e sofre uma ligeira compressão devido à colocação de gelo, pode-se sentir formigamento nesse local. O formigamento nas pernas é mais frequente quando a fratura se dá no quadril.

8. Diabetes 

A diabetes pode provocar má circulação, principalmente nas extremidades do corpo, como mãos e pés, sendo que o formigamento pode ser sinal do inicio de desenvolvimento de feridas ou úlceras nos pés ou nas mãos.

9. Síndrome de Guillain–Barré

A síndrome de Guillain–Barré é uma doença neurológica grave que se caracteriza pela inflamação dos nervos e fraqueza muscular, podendo levar a morte. Na maioria das vezes é diagnosticada após uma infecção provocada por um vírus, como dengue ou zika, por exemplo. Os sintomas mais comum são o formigamento e perda de sensibilidade de pernas e braços.

10. Mordida de animais

A mordida de alguns animais como abelhas, cobras ou aranhas podem provocar formigamento no local, podendo ser acompanhado de outros sintomas como inchaço, febre ou queimação, por exemplo.

11. Aterosclerose

A aterosclerose é caracterizada pelo acúmulo de placas de gordura no interior das artérias, que vai aumentando com o passar do tempo, podendo bloquear o fluxo sanguíneo e causar um infarto ou AVC. A maior parte dos sintomas só surge quando ocorre o bloqueio do vaso, e podem ser dor no peito, dificuldades respiratórias, dor na perna, fadiga e formigamento e fraqueza muscular no local que está com má circulação.