Carvão ativado – Benefícios para o organismo

Carvão ativado – Benefícios para o organismo

O carvão ativado é um pó preto, fino e sem cheiro, usado com frequência em salas de emergência para tratar overdoses. Suas propriedades de absorção de toxina têm uma ampla gama de usos medicinais e cosméticos, embora nenhum seja cientificamente comprovado. Superaquecimento de fontes naturais de carbono, como a madeira, produz carvão ativado. O pó preto impede que as toxinas sejam absorvidas no estômago ligando-se a elas. O corpo é incapaz de absorver carvão, e assim as toxinas que se ligam ao carvão deixam o corpo nas fezes.

Benefícios do carvão ativado para a saúde

Carvão ativado – Benefícios para o organismo

Saúde renal

Carvão ativado pode auxiliar a função renal, filtrando toxinas e drogas não digeridas. O carvão ativado parece ser especialmente eficaz na remoção de toxinas derivadas da ureia, o principal subproduto da digestão de proteínas.

Gases intestinais

Acredita-se que o pó de carvão ativado pode atuar sobre os gases intestinais, embora os pesquisadores ainda não entendam como. Líquidos e gases aprisionados no intestino podem atravessar facilmente os milhões de minúsculos buracos no carvão ativado, e esse processo pode neutralizá-los. Em um estudo de 2012, uma pequena amostra de pessoas com histórico de excesso de gases em seus intestinos tomou 448 miligramas (mg) de carvão ativado três vezes ao dia por dois dias antes de fazer exames de ultrassonografia intestinal. Eles também tomaram outros 672 mg na manhã do exame. O estudo mostrou que os médicos tinham mais condições de ver certas partes de alguns dos órgãos que pretendiam identificar com o ultra-som, pois os gases intestinais os teriam obscurecido antes do tratamento. Além disso, cerca de 34% dos participantes que receberam o carvão ativado para reduzir os gases apresentaram melhoras nos sintomas.

Filtração de água

As pessoas há muito tempo usam o carvão ativado como um filtro de água natural. Assim como acontece nos intestinos e no estômago, o carvão ativado pode interagir e absorver uma série de toxinas, drogas, vírus, bactérias, fungos e substâncias químicas encontradas na água.

Diarreia

Dada a sua utilização como absorvente gastrointestinal em overdoses e envenenamentos, conclui-se que algumas pessoas poderiam usar carvão ativado como tratamento para a diarreia. Em uma revisão de 2017 de estudos recentes sobre o uso de carvão ativado para diarreia, os pesquisadores concluíram que ele pode ser capaz de evitar bactérias e drogas que podem causar diarreia de ser absorvido pelo corpo, prendendo-os em sua superfície porosa e texturizada.

Cartão Ativado para os Dentes

Dezenas de produtos branqueadores de dentes contêm carvão ativado. Muitos produtos de saúde bucal que contêm carvão ativado alegam ter vários benefícios, como antiviral, antibacteriano, antifúngico, desintoxicante.

Cuidados com a pele

Pesquisadores relataram que o carvão ativado pode ajudar a extrair micropartículas, como sujeira, poeira, produtos químicos, toxinas e bactérias, para a superfície da pele, para facilitar sua remoção.

Infecção da pele

Em todo o mundo, praticantes da medicina natural usam pó de carvão ativado feito de cascas de coco para tratar condições de tecidos moles, como infecções de pele. O carvão ativado pode ter um efeito antibacteriano ao absorver micróbios nocivos de feridas. Vários estão disponíveis comercialmente.