Carne vermelha e carne branca – Mitos e verdades

Carne vermelha e carne branca – Mitos e verdades

Tem se ouvido bastante sobre a necessidade de aumentar o consumo de carnes brancas e peixes, mas é importante saber o que realmente é verdade e o que não passa de crendice popular.

Quais são as carnes vermelhas e quais são as brancas?

Carne vermelha e carne branca – Mitos e verdades

As carnes vermelhas incluem as de vaca, de vitela, de porco, de cordeiro, de carneiro, de cavalo, de cabra, de coelho e de avestruz, enquanto as carnes brancas são as de frango, pato, peru, ganso e peixes.

Carne branca é melhor que carne vermelha

Verdade. As carnes brancas, especialmente os peixes, são melhores para a saúde do que as carnes vermelhas porque, em geral, possuem menos gordura e colesterol, sendo também mais fáceis de digerir.

No entanto, apenas o consumo excessivo da carne vermelha é que pode trazer prejuízos à saúde como problemas cardiovasculares e colesterol alto, pois o ideal é fazer uma alimentação equilibrada, que pode incluir todos os tipos de carne.

Comer carne vermelha à noite faz mal

Mentira. A carne vermelha pode ser consumida à noite, pois assim como qualquer outro alimento, só faz mal se for consumida em excesso, pois acaba prejudicando a digestão e deixando a sensação de azia e estômago cheio.

Carne branca não engorda

Mentira. Apesar de conter menos gordura, a carne branca também engorda quando consumida em excesso, principalmente quando consumida com molhos calóricos.

Carne mal passada faz mal

Depende da origem da carne. Consumir carnes mal passadas só faz mal à saúde se estiver contaminada com parasitas como a tênia ou bactérias que causam infecção intestinal. Assim, deve-se sempre comprar carnes em locais que garantam seu processamento e origem, pois apenas o cozimento adequado elimina a contaminação de carnes não seguras.

Carne de porco faz mal

Mentira. Assim como a carne de vaca, a carne de porco só faz mal se estiver contaminada e se não for bem cozida, mas quando um cozimento adequado é feito, essa carne também é segura para consumo.