Carne branca – Principais benefícios

Carne branca – Principais benefícios

A carne branca engloba a carne de aves, como o frango e o peru e, também os peixes. Mais magra e de fácil digestão, esse tipo de alimento tem se tornado cada vez mais popular.

7 benefícios do consumo de carnes brancas

Carne branca – Principais benefícios

Peixe também é carne branca


A carne de peixe é rica em ômega 3 e ômega 6 e ácidos graxos, que são benéficos para a saúde, fazendo deles altamente nutritivos e bons para o organismo, além do mais, tem muitos minerais que fazem dela uma boa opção alimentar. Os peixes são ricos em iodo, cálcio e cobalto bem como em vitaminas como a A, a B e a D. Alguns dos componentes do peixe são ótimos para combater doenças cardíacas e relacionadas com o sistema circulatório.  Os ômegas são, adicionalmente, essenciais para a melhoria do funcionamento cerebral e regeneração de células nervosas.

Menos calorias

As carnes brancas de Peru e frango são muito menos calóricas e gordurosas que as carnes vermelhas, mas tudo depende da forma como é preparada e consumida. Frango com molhos gordos ou frito não é tão saudável como se fosse grelhado e a pele não deve ser consumida.

Facilita as dietas


Devido à ausência de riscos provenientes das carnes gordas, bem como devido à carne branca não conter tantas calorias, é aconselhada a quem precisa ou quer perder peso, no entanto, para que seja eficaz para esse efeito, o consumo de carnes brancas deve fazer parte de uma dieta equilibrada e regrada, sendo largamente recomendadas para o efeito por profissionais de saúde.

Vitaminas


As carnes brancas são ricas em vitaminas, especialmente do complexo B – especialmente B2, B6 e B12, no caso do frango – que favorecem o metabolismo celular, tendo efeitos no sistema nervoso, em órgãos vitais como o estômago, intestino e fígado, mas também na pele e no cabelo.

Facilita a digestão


Um dos benefícios da carne branca, em relação à vermelha, é que esta tem menos lipídios, colesterol e gorduras saturadas, facilitando portanto o processamento do alimento por parte do organismo.

Conforto estomacal


A carne de frango é altamente recomendada a quem tem algum desconforto no estômago. Adicionalmente, é a melhor escolha para quem está doente.

Saúde Mental


Tal como referido anteriormente, as carnes brancas são ricas em nutrientes que apoiam o bom funcionamento do corpo, no entanto, há a acrescentar que algumas destas carnes contribuem também para o bom funcionamento cerebral, elevando com os níveis de serotonina, que contribuem para o bem-estar. Isto é feito através dos aminoácidos presentes no alimento.