Capoeira orientada para a terceira idade

Capoeira orientada para a terceira idade

A capoeira é patrimônio cultural brasileiro – reconhecida em 2008 –, e encontra-se presente em todo território nacional, e em mais de 200 países, sendo também tida como uma das maiores divulgadoras do Brasil no exterior.  É uma arte afro-brasileira que mescla luta, dança, musicalidade e cultura dos negros africanos que haviam sido trazidos ao Brasil por conta da escravidão.

A capoeira na terceira idade

Capoeira orientada para a terceira idade

A capoeira tem encontrado adeptos de todas as idades, inclusive os da terceira idade. Muitos profissionais da capoeira tem se especializado para aplicar o esporte à pessoas idosas.

9 benefícios que a capoeira oferece

  1. Atende a todos os públicos e faixas etárias

Por causa da sua característica multifacetada, pode ser praticada por pessoas de qualquer idade. Há profissionais para o treinamento de capoeira para crianças, para atletas e para a terceira idade.

  1. Ajuda a liberar o estresse

Ela serve de válvula de escape; é uma maneira de liberar o estresse de uma forma lúdica e saudável.

  1. Trabalha todo o corpo

Em termos físicos, é uma das atividades mais completas, por trabalhar todos os segmentos corporais e diversas posições em sua prática.

  1. Estimula o condicionamento cardiovascular e musculoesquelético

É uma atividade física anaeróbica e predominantemente funcional, por estimular o condicionamento cardiovascular e musculoesquelético utilizando o peso do próprio corpo.

  1. Promove maior flexibilidade

Os movimentos de capoeira desenvolvem a flexibilidade do corpo.

  1. Promove maior coordenação

Os movimentos da capoeira, de forma geral, são guiados pela dança e pela música, o que faz com o que o corpo fique mais coordenado.

  1. Estimula a velocidade

Estimula a velocidade – o que fará que o corpo fique mais ágil para responder de volta aos movimentos de outras pessoas.

  1. Estimula a autoconfiança

É uma forma diferente de se exercitar, pois mescla luta, dança e musicalidade.  Este tipo de atividade torna a pessoa mais confiante.

  1. Define o corpo

Ela é também considerada uma das melhores atividades para quem quer manter o corpo em forma.

Como praticar capoeira?

Como qualquer outra modalidade, o início se dá com o aprendizado dos aspectos técnicos básicos, primeiros movimentos defensivos, seguido então dos primeiros movimentos ofensivos. De acordo com o desenvolvimento do aluno

Com relação à roupa, algo confortável é suficiente: calça de moletom, tactel ou lycra, e camiseta, e geralmente descalço; para mulheres, orienta-se que se utilize “top” por debaixo da camiseta.