O Capim-Santo e seus benefícios interessantes

O Capim-Santo e seus benefícios interessantes

O capim-santo é uma planta medicinal, conhecida também por erva-príncipe, com cheiro semelhante ao limão quando suas folhas são cortadas e que pode ser utilizada no tratamento de diversas doenças, especialmente para problemas de estômago.

O capim-santo também é conhecido por capim-cidreira, capim-limão, capim-cheiroso, capim-cidrão, chá-de-estrada, capim-cidró, capim-catinga ou citronela de Java e seu nome científico é Cymbopogon citratus.

Ela pode ser comprada em forma de planta, em algumas lojas de produtos naturais ou sob a forma de chá em alguns mercados.

Veja também:

4 chás poderosos contra má digestão

O Capim-Santo e seus benefícios interessantes

Lista com 10 benefícios do capim-santo

1 – Combate a insônia

Um dos benefícios do capim-santo/capim cidreira mais famosos consiste no poder relaxante que esta planta possui. O chá de capim cidreira ingerido antes de dormir é tido como um dos grandes aliados de um sono revigorante.

2 – Alivia dor de cabeça

Por causa das propriedades analgésicas, é considerada uma excelente combatente natural das dores de cabeça, incluindo os casos de enxaqueca.

3 – Combate cólicas menstruais

As propriedades relaxantes e analgésicas desta planta atuam no alívio das cólicas menstruais.

4 – Diminui a ansiedade e o estresse

Entre os benefícios do capim-santo/capim cidreira, destaca-se o papel que ele exerce na diminuição da ansiedade e do estresse. Além de favorecer o descanso da mente e do corpo por meio do sono, as propriedades desta planta ajudam no relaxamento dos nervos.

5 – Ajuda a emagrecer

O chá de capim-santo está entre os grandes aliados do processo de emagrecimento, por prevenir a retenção de líquidos pelo organismo.

6 – Favorece a digestão

As substâncias relaxantes do capim-santo ajudam para relaxar os músculos estomacais, facilitando o processo digestivo e evitando uma série de complicações gastrointestinais.

7 – Melhora o intestino

Melhora as atividades intestinais, evitando a formação de gases e a constipação.

8 – Diminui a pressão arterial

Atua também na diminuição da pressão arterial, fator essencial para manter a saúde cardiovascular, diminuindo os riscos de infartos e derrames. Além disso, por atuar no relaxamento dos músculos, evita uma série de problemas relacionados à má circulação, como inchaço e dores nas pernas.

9 – Alivia dores reumáticas

Por causa das propriedades analgésicas da planta, é bastante eficaz no alívio das dores causadas por doenças reumáticas como artrite e gota, por exemplo.

10 – Combate gripes e resfriados

Em virtude das propriedades antibacterianas e antifúngicas, o consumo do chá de capim cidreira é benéfico na prevenção e tratamento de gripes e resfriados, auxiliando também no alívio da tosse.