Caminhar corretamente – Dicas para evitar problemas

Caminhar corretamente – Dicas para evitar problemas

Caminhar ou correr podem trazer diversos benefícios para a saúde, como a redução do peso, aumento da imunidade, melhora do condicionamento físico, redução dos níveis de estresse e ansiedade e muito mais. Podemos colher muitos benefícios com estas práticas aeróbicas que são recomendadas praticamente à todas as pessoas, sem restrição.

Entretanto, quando a caminhada é feita de forma inadequada, ou seja, quando não se anda direito, pode se acabar prejudicando mais do que ajudando. 

Problemas de saúde comuns quando não se caminha da forma correta

Caminhar corretamente – Dicas para evitar problemas
  • Alterações posturais;
  • Dor nas costas, calcanhares e quadris;
  • Problemas musculares, principalmente quando um lado se esforça mais do que o outro;
  • Desgaste nas articulações, causando lesões mais graves;
  • Problemas na estrutura óssea;
  • Dificuldade para caminhar ou para fazer alguma atividade física que exija mais esforço físico.

Dicas sobre como andar direito

Atente para a posição dos pés

A posição dos pés na caminha é fundamental. O ideal é que, ao começar a andar, pelo menos um dos pés deve estar no chão enquanto o outro acompanha o movimento das pernas até que o calcanhar alcance o solo. É importante lembrar que a pisada deve ser neutra, ou seja, nem muito para dentro, nem muito para fora.

Postura

Ao caminhar, evitar olhar para baixo, pois isso pode causar desvios na coluna e sobrecarregar o pescoço.  Outro ponto importante é se policiar para manter as costas sempre eretas e, se possível, com os músculos abdominais contraídos para garantir a sustentação corporal.

Tentar relaxar

Quando andamos com os braços travados e os ombros erguidos tendemos a nos sentir cansados mais rapidamente do que quando caminhamos de forma mais natural e relaxada. Por isso, a dica é relaxar e manter os ombros baixos, braços em movimentos leves junto com as pernas e controlar a respiração.