Os calçados que utilizamos, sejam sapatos ou tênis, devem se adequar à maneira como pisamos. Porém, não há uma forma correta de pisar, dizem os especialistas. A pisada perfeita é aquela que não causa dores. Portanto não precisamos nos preocupar em pisar mais com a parte direita dos pés, esquerda ou de forma neutra. Importa sim adquirir o calçado adequado para o nosso tipo.
5 tipos de pisadas e o melhor calçado para cada uma delas
Veja também:
8 cuidados importantes com os Pés
Neutra
Como o nome já diz, a carga é distribuída de modo uniforme por todo o pé. Essa pisada se dá bem com todos os tipos de tênis e solados. Não é preciso palmilhas especiais ou reforçadas.
Pronada
Essa é a pisada para dentro. É comum em quem tem pés chatos. Os melhores calçados são tênis de cano alto e com a parte de trás mais elevada. Um bom exemplo são os modelos usados para praticar basquete.
Supinada
Pisada oposta à pronada, essa é para fora. Quem tem essa pisada precisa de calçados com um sistema forte de absorção de impacto em toda sua extensão. A parte externa da sola e das palminhas devem ser um pouco mais elevadas.
Equina
A pisada equina é mais concentrada nos dedos. Mulheres que usam muito salto alto costumam ter esse tipo de pisada. Palmilhas e solas mais elevadas na parte traseira, do meio para trás do pé, são recomendadas.
Calcânea
Quem pisa primeiro com o calcanhar e não distribui o peso ao resto dos pés tem essa pisada. Recomenda-se um forte sistema de absorção de impacto que deve ser concentrado no calcanhar.
Concluindo
A dica é prestar atenção na forma como pisa. Na hora da compra dos calçados, informar-se bem sobre os modelos disponíveis.
Estas dicas não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.