Caju – 10 benefícios importantes

Caju – 10 benefícios importantes

O caju é cultivado na região nordeste do Brasil, e de habitual consumo também em Portugal e na região da Índia. O seu melhor período de colheita é entre fevereiro e maio, mas em algumas regiões, ainda em junho é possível colher frutos de qualidade.

O suco de caju é apontado como excelente bebida esportiva, pois os nutrientes contidos nele podem reforçar a queima calórica, pois mantém o corpo nutrido, melhorando o desempenho nas atividades físicas.

Informações nutricionais do caju

Porção: 1 unidade média

Energia 37 calorias
Carboidratos 9,7 g
Proteínas 0,2 g
Gorduras 0,1 g
Fibras 1,7 g

Benefícios do Caju – Para Que Serve e Propriedades

1- Perda de peso

O caju contém poucas calorias, e baixo percentual de gorduras, e o pouco que tem são ácidos gordos insaturados, semelhantes à gordura contida no azeite, que é tida como funcional para o metabolismo. As fibras presentes na fruta possibilitam o melhor funcionamento da flora intestinal, o que reduz os desconfortos abdominais e inchaços, promovendo a saúde se seu intestino.

2- Efeitos positivos no colesterol

O caju contem gorduras monoinsaturadas, e estas podem ser convenientes para reduzir os efeitos do colesterol LDL, conhecido como ruim.

3- Prevenção de doenças do sangue

O caju contém cobre, mineral importante para efeito antioxidante. Essa contribuição da fruta pode ser importante para a prevenção de doenças do sangue, pois o cobre pode apoiar a produção de hemoglobina, reduzindo os impactos causados por radicais livres.

4- Pele saudável

O cobre contido nela pode ajudar na manutenção de uma pele brilhante e saudável, junto a fios sedosos e menos quebradiços.

5- Ossos e dentes fortes

Os minerais ainda se responsabilizam pela saúde dos dentes, gengiva e ossos. Os benefícios do caju também são garantidos pela porção de Magnésio e Cálcio contida na fruta.

6- Apoiar o sistema imunológico

O zinco contido no caju pode apoiar o fortalecimento do sistema imunológico, evitando consequências durante a transição de costumes alimentares.

7- Importante para o sistema nervoso

A porção de Magnésio contida no caju pode auxiliar sobre neurotransmissores. O mineral apoia a produção de Dopamina, que resulta em efeito relaxante, principalmente, para mulheres na fase de TPM.

8- Controle do diabetes

Destacando-se das frutas que possuem grande quantidade de açúcar, o caju não é prejudicial ao colesterol, e não fornece riscos para o desenvolvimento de diabetes.

9- Melhora nas atividades sexuais

O suco de caju pode melhorar os níveis energéticos, o que promoverá o bom desempenho físico, tanto em homens quanto em mulheres, fortalecendo o sistema cardiovascular, dessa forma, elevando a qualidade das relações sexuais.

10- Ajuda na previne do câncer

É uma das frutas que pode fortalecer o corpo e auxiliar com efeito preventivo contra o Câncer, por ser rico em flavonoides, importantes agentes antioxidantes e que oferecem efeitos anti-inflamatórios. De acordo algumas pesquisas, a fruta pode retardar os efeitos e ação de tumores, reduzindo impactos e a possibilidade de ocorrência de Câncer de próstata, mama e outros.