Cafeína – Quantidade máxima a ser consumida por dia

Cafeína - Quantidade máxima a ser consumida por dia

Não é novidade o uso da cafeína como um estimulante para reduzir cansaço. O problema está no consumo em excesso, pois o organismo tende a habituar-se à quantidade ingerida e a cada dia é necessário aumentar a dose para obter o mesmo efeito. Porém, o consumo em demasia pode causar problemas para a saúde como irritabilidade, dor de estômago e insônia.

De acordo com pesquisas, o consumo seguro diário para adultos sem nenhuma sensibilidade à cafeína é no máximo de 400 mg da substância por dia, o que equivale a cerca de 6 mg de cafeína por quilo de peso corporal.

Recomendação máxima por dia

Cafeína - Quantidade máxima a ser consumida por dia
  • 4 xícaras de café fresco (225 ml).
  • 10 latas de refrigerantes de cola.
  • 4 até 5 latas de bebidas energéticas.

O uso excessivo de cafeína pode causar efeitos colaterais desagradáveis. E não é uma boa opção para pessoas altamente sensíveis aos seus efeitos. E ainda, o uso exagerado de cafeína durante o dia – mais de 500 a 600 mg por dia ou cerca de 6 xícaras de 225ml. 

Possíveis efeitos de uso elevado de cafeína

  • Insônia.
  • Nervosismo.
  • Inquietação.
  • Irritabilidade.
  • Dor de estômago.
  • Batimento cardíaco rápido.
  • Tremores musculares.

Possíveis sintomas do consumo de cafeína em excesso

  • Dificuldade para respirar.
  • Confusão mental.
  • Convulsões.
  • Diarreia.
  • Tontura.
  • Alucinações. 
  • Aumento da sede.
  • Arritmia cardíaca.
  • Espasmos musculares.
  • Taquicardia. 
  • Vômitos.

Muitos suplementos alimentares para atletas contêm cafeína e a maioria das pessoas não terá problemas em consumi-los desde que sigam a recomendação máxima diária.

Para a maioria das pessoas o consumo da cafeína é relativamente seguro, no entanto pode aumentar um pouco a pressão arterial e o ritmo cardíaco. Em geral, poucos apresentam consequências incômodas ou preocupantes após o consumo desta substância, porém desconhecem que este é motivo de algum mal-estar.