Café instantâneo – Veja as diferenças do tradicional

Café instantâneo – Veja as diferenças do tradicional

O café é uma bebida que se estabeleceu popularmente por muitos motivos. O café solúvel vem como uma resposta à necessidade de rapidez a que os tempos modernos nos submetem. Mas, quais as diferenças entre o café solúvel e o famoso café coado?

A cafeína corresponde a 2,5% da composição do café. Ou seja, além dela, muitas outras substâncias compõem a bebida, algumas com benefícios comprovados.  Dentre elas, podemos destacar o ácido clorogênico – antioxidante associado ao melhor controle da glicemia e da pressão. Esse tipo de ácido é encontrado em maior quantidade no café instantâneo (solúvel) que, além da praticidade, se destaca por reunir até 20% a mais de cafeína do que o café coado.

Embora a quantidade dos demais componentes da bebida seja bem parecida entre o café coado e o solúvel (e este último saia na frente), alguns especialistas destacam as vantagens do cafezinho coado, por haver a possibilidade de escolha da qualidade e controle no preparo. 

Logo abaixo se poderá conferir a comparação de valores do café coado e instantâneo para uma xícara pequena (50 ml).

Comparando o café coado ao solúvel

Café instantâneo – Veja as diferenças do tradicional

Energia

Coado – 3 cal

Instantâneo – 3 cal

Cálcio

Coado – 1,5 mg

Instantâneo – 1,1 mg

Niacina

Coado – 0,025 mg

Instantâneo – 0,025 mg

Ácido clorogênico

Instantâneo – 550 mg

Coado – 500 mg

Potássio

Coado – 39 mg

Instantâneo – 39 mg

Cafeína

Instantâneo – 120 mg

Coado – 100 mg

Como se pode ver, as diferenças não são muito acentuadas. Por isso, o importante mesmo é beber o cafezinho – com moderação – e aproveitar seus benefícios.