Café Gourmet – O que é, de onde vem e como preparar

Café Gourmet – O que é, de onde vem e como preparar

O que é café gourmet?

Aqueles que gostam de tomar um bom cafezinho no dia a dia, mas não é um especialista, talvez não saibam identificar as características que diferenciam um exemplar ou uma marca de outra, como, por exemplo, o aroma, o corpo ou as cores do café, nem reconhecer as espessuras de moagem dos grãos. Mas um café gourmet já começa a se diferenciar dos outros desde a qualidade dos grãos que são usados em sua preparação.

Café Gourmet – O que é, de onde vem e como preparar

Um café com qualidade superior

Os cafés “comerciais” podem apresentar uma mistura de vários grãos diferentes ou de menor nível de propriedades, o café gourmet é, normalmente, feito com o puro café arábica, que é considerado mais rico e apurado do que os demais. Quando este tipo de café passa por uma boa torra, com precisão de temperatura e tempo de exposição ao calor, resulta em um produto que vai produzir uma bebida com emanações mais intensas de aroma. Visto que as plantas de Coffea arábica prestam variantes de sabor (como bourbon, vermelho ou amarelo), o corpo e a acidez da bebida preparada também passam a apresentar nuances interessantes.

Veja também:

Descubra porque o Bulletproof coffee está tão famoso

Café Gourmet – O que é, de onde vem e como preparar

Os melhores tipos de café gourmet

São vários os fatores que comprovam que um café é especial, e um dos mais importantes é que os grãos sejam oriundos de regiões mais propícias para seu cultivo. Os melhores tipos de café arábica são cultivados na América Latina, sobretudo no Brasil e na Colômbia, em algumas áreas da África, Índia e Indonésia.

Além disso, são diferenciais importantes como são feitos os manejos e cultivo, as condições climáticas de onde as plantas estão, os processos de colheita e lavagem, os métodos de secagem, entre outros muitos aspectos que fazem parte ainda do ambiente agrícola, ou seja, de muito antes de a bebida chegar à mesa de quem vai saboreá-la. Para produzir uma bebida Premium, os grãos passam por uma criteriosa triagem, de modo que sejam evitados os defeitos que podem desqualificar os lotes de café: não devem ser encontrados paus, pedras, pequenas cascas, conchas, torrões irregulares e outras espécies de vícios misturados ao produto.

Café Gourmet – O que é, de onde vem e como preparar

Como preparar um bom café gourmet

Por se tratar de um produto de alta qualidade, não existe uma forma indicada como a mais correta para preparar a bebida. Assim, existem vários métodos para extrair um café de alta qualidade, de maneira que alguns vão acentuar mais ou menos algumas características da poção. Podem-se utilizar as cafeteiras de filtro ou coador, por exemplo, a Moka (cafeteira italiana), a prensa francesa ou a tradicional máquina de fazer expresso – que, de fato, é o jeito mais apropriado para conseguir uma bebida cremosa e cheia de nuances.