Café expresso ou coado: Qual tem mais cafeína?

Café expresso ou coado Qual tem mais cafeína

Independente do tipo, café coado ou café expresso, com adoçante ou açúcar, industrializado ou orgânico, o brasileiro gosta muito de café. Ele ainda faz parte de uma infinita quantidade de receitas de comidas, bebidas, doces e outras guloseimas que fazem desta iguaria uma das preferências nacionais. Infelizmente, devido a circunstâncias ligadas à saúde, a cafeína, presente em abundância no café, acaba sendo restrita para algumas pessoas por causa das suas propriedades. De maneira geral, estamos acostumados com o café coado e o expresso. Eles recebem essas denominações por causa da maneira como são preparados a partir do mesmo café em pó.

O café coado tem mais cafeína que o expresso, ao contrário do que imaginamos.

Café expresso ou coado Qual tem mais cafeína

Café Expresso

Modo de preparo – Preparado através de pressão em máquina especial.
Temperatura – Exatamente 90ºC
Quantidade de cafeína – Possui MENOS que o coado, por ficar menos tempo em contato com a água. A quantidade de cafeína no café expresso varia de 90 a 200 mg.
Cremosidade – Graças à pressão na hora do preparo, ele é mais denso e consequentemente mais cremoso, por isso aquela espuma característica.
Aroma e Sabor – Mais forte, consistente e concentrado, principalmente porque a quantidade maior de pó que se utiliza no preparo.

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Café Coado

Modo de preparo – Coado em filtro de papel ou tecido.
Temperatura – Varia entre 90 e 95ºC
Quantidade de cafeína – Possui MAIS que o expresso. Possui de 150 a 300 mg de cafeína. A quantidade também é influenciada pela qualidade do grão e outros fatores externos.
Cremosidade – Menos denso e cremoso que o expresso, por ficar mais tempo em contato com a água.
Aroma e Sabor – Também possui um aroma e sabor agradável. No entanto, é bem mais suave em comparação ao expresso.

Café expresso ou coado
Mousse de Café.

Os componentes benéficos do café

Além de cafeína o café também possui diversos outros nutrientes que podem ser extremamente benéficos para a saúde, a cafeína representa no máximo 2,5%. Existem diferenças entre a quantidade de nutrientes no expresso e no coado. No entanto, é mínima. Veja abaixo os principais nutrientes encontrados no café:

  • Ácidos clorogênicos – com função antioxidante, representa de 7 a 10% no café. Essas substâncias também são antibacterianas, antivirais e anti-hipertensivas.
  • Niacina – vitamina do complexo B.
  • Minerais – potássio, magnésio, sódio, ferro, cálcio, manganês, rubídio, zinco, cobre, estrôncio e outros.
  • Aminoácidos – alanina, asparagina, arginina, cisteína, glicina e outros.
  • Lipídeos – como triglicerídios e ácidos graxos livres.
  • Açúcares – sucrose, glicose, frutose, arabinose, galactose, maltose e polissacarídeos.