Brócolis – Ação Rejuvenescedora e outros benefícios

Brócolis – Ação Rejuvenescedora e outros benefícios

O brócolis é um vegetal popular, que tem uma grande variedade de benefícios nutricionais e medicinais, incluindo sua capacidade de prevenir muitos tipos de câncer, melhorar o sistema digestivo, reduzir o colesterol, desintoxicar o corpo, melhorar a absorção de vitaminas e de minerais, evitar reações alérgicas, estimular o sistema imunológico, proteger a pele, prevenir defeitos congênitos, regular a pressão arterial, eliminar a inflamação e melhorar a visão e a saúde ocular.

Informações Nutricionais do Brócolis

Porção de 100g (1 xícara) de Brócolis Cozidos (sem Gordura Adicionada)

Energia 35 calorias
Carboidratos 7,14 g
Proteínas 2,37 g
Gorduras 0,41 g
Colesterol 0 mg
Fibras 3,3 g

11 Benefícios do Brócolis – Para Que Serve e Propriedades

Brócolis – Ação Rejuvenescedora e outros benefícios

Veja também:

Alimentos ricos em antioxidantes

1 – Ajuda a emagrecer

Uma porção de um copo de brócolis cru tem apenas 30 calorias e cozido tem 54. Essa quantidade fornece mais de 100 por cento da necessidade diária das vitaminas C e K. Pela boa presença de fibras, contribui para a sensação de saciedade. Portanto, trata-se de um alimento nutricionalmente muito rico e pouco calórico. Ideal para dietas de emagrecimento.

2 – Um dos alimentos mais reconhecidos na luta contra o câncer

Os antioxidantes são substâncias químicas produzidas pelo corpo ou encontradas em frutas, vegetais e grãos. Eles podem ajudar a encontrar e neutralizar os radicais livres que causam danos às células do nosso organismo.

3 – Ação desintoxicante ao organismo

A presença de vitamina C, enxofre e certos aminoácidos fazem do brócolis um excelente desintoxicante. Comer brócolis ajuda a remover os radicais livres e toxinas como o ácido úrico do corpo, purificando o sangue e mantendo afastados os problemas relacionados com toxinas, como furúnculos, coceiras, erupções cutâneas, gota, artrite, reumatismo, cálculos renais e diversas doenças da pele como eczema e edemas.

4 – Previne doenças cardíacas

O brócolis também contém um alto teor de fibras, juntamente com níveis significativos de betacaroteno, ômega 3 e outras vitaminas que ajudam a reduzir o colesterol ruim e manter o coração funcionando corretamente, regulando a pressão sanguínea.

5 – Ação anti-inflamatória

O brócolis pode ser considerado um bom anti-inflamatório e pode retardar os danos às articulações associados com a osteoartrose. Os ácidos graxos ômega 3 presentes no brócolis também podem ajudar a conter processos inflamatórios.

6 – Ação rejuvenescedora

A vitamina C tem um papel fundamental na formação de colágeno, o principal sistema de suporte da pele. Ele também fornece Vitamina A e vitamina E, também importantes para manter a pele com aspecto saudável.

7 – Saúde dos olhos

A zeaxantina, o betacaroteno, a vitamina A, o fósforo e outras vitaminas do complexo B, C e E encontradas no brócolis são muito benéficas para a saúde dos olhos. Estas substâncias os protegem contra a degeneração macular e a catarata, além de reparar danos causados ​​pela radiação solar.

8 – Prevenir distúrbios estomacais

Boa parte do brócolis são fibras, o ingrediente principal para a cura da constipação e benéfico para quase todas as doenças do estômago, inclusive porque a constipação é a raiz de quase todas as doenças gástricas.

9 – Evitar e a tratar anemia

O brócolis é rico em ferro portanto, constitui um excelente remédio contra anemia. O cobre, também encontrada no brócolis, é um outro mineral essencial para a produção de células vermelhas do sangue e juntamente com o ferro tem papel fundamental na sua renovação e manutenção dos seus níveis.

10 – Fortalece o sistema imunológico e protege contra infecções

As substâncias responsáveis ​​pelas tonalidades verdes e roxas encontradas nas diferentes variedades de brócolis são a vitamina C, o betacaroteno e outras vitaminas e minerais, principalmente o selênio, cobre, zinco e o fósforo. Estes nutrientes compõem um grupo de grandes fortalecedores do sistema imunológico que pode protegê-lo de inúmeras infecções.