Uma boca saudável eleva a autoestima na terceira idade

Uma boca saudável eleva a autoestima na terceira idade

De acordo com o IBGE, o número de idosos com 80 anos ou mais poderá passar de 19 milhões em 2060 no Brasil. Hoje em dia, o país tem quase 3,5 milhões de pessoas nessa faixa etária. Ao mesmo tempo em que os brasileiros estão vivendo mais, há também uma mudança de comportamento. Hoje os idosos preocupam-se com a aparência e sonham em abrir mão das dentaduras.

Não comer direito e evitar o sorriso são coisas comuns entre muitos idosos. O acesso às próteses dentárias dá a eles a possibilidade de se relacionar com as outras pessoas sem timidez, melhorar a mastigação, ter uma alimentação mais variada e até mesmo sorrir como se tivessem dentes naturais. No Brasil, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (ABIMO) 2,5 milhões de brasileiros já aderiram aos implantes dentários. Até 2020, o número de implantes deve chegar a cinco milhões.

Idade limite para fazer implante dentário

Especialistas afirmam que nenhum idoso tem “idade demais” para o implante dentário, desde que o paciente tenha ossos saudáveis para sustentá-lo e que se encontre com boas condições de saúde. Os especialistas não recomendam o procedimento para idosos com anemia, diabetes e hipertensão descontroladas. Pacientes renais crônicos, com hepatite, fumantes ou que apresentem osteoporose avançada precisam ser avaliados com bastante critério junto com seus médicos.

Procedimento

O implante se constitui de uma estrutura de titânio posicionada por meio de uma cirurgia no osso maxilar ou mandibular, que fica abaixo da gengiva, em substituição à raiz do dente. Sobre o parafuso, o cirurgião dentista fixa a coroa que substitui o dente.

Recuperação

Após a cirurgia, devem ser seguidas as seguintes orientações: Se  deve aplicar compressa gelada ou bolsa com gelo no local até o segundo dia; evitar esforços, exercícios físicos e repousar bastante. Evitar alimentos duros; não beber nada quente ou ácido nos primeiros três dias; evitar abaixar a cabeça ou tomar sol; ter cuidado ao enxaguar a boca nas primeiras 24 horas. Ficar atento à forma correta de fazer a higienização; tomar a medicação prescrita; não deitar do lado da cirurgia.